Folha de S. Paulo


Azul e Avianca recebem mais horários de pousos e decolagens em Congonhas

As companhias aéreas Azul e Avianca receberam novos horários de pousos e decolagens no aeroporto de Congonhas, na cidade de São Paulo, na distribuição de slots realizada pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

Os novos horários no mais movimentado aeroporto do país são em dias úteis e a utilização ocorrerá entre 27 de outubro e 29 de março.

A partir do início da operação dos novos slots, a Anac vai começar a avaliar o uso de cada um deles no aeroporto, de acordo com critérios de pontualidade e regularidade. As empresas que operarem abaixo dos padrões de eficiência estabelecidos perderão o direito aos slots mal utilizados.

Segundo a Anac, o aumento de slots e a entrada de novas empresas –no caso, a Azul– levará a uma "maior concorrência e menores preços".

A Azul, que até agora não tinha slots de segunda a sexta em Congonhas, passou a ter 26 deles e uma participação de 5% no total de espaços no aeroporto nos dias úteis. A Avianca, que tinha 24 slots, elevou o número para 40, equivalente a uma participação de 7%.

A distribuição foi feita entre companhias aéreas com participação de até 12% nos slots do aeroporto. Com isso, as empresas TAM e Gol mantiveram o número de slots em 236 e 234, respectivamente, o que corresponde a uma participação de 44% cada uma.

Apu Gomes/Folhapress
Aviões da TAM e da Gol estacionados no aeroporto de Congonhas; cada uma delas têm participação de 44% nos horários dos aeroportos
Aviões da TAM e da Gol, companhias que têm a maioria dos horários, estacionados em Congonhas

USO DOS HORÁRIOS

Os oito pares de slots recebidos pela Avianca serão usados para ampliar a oferta de horários em destinos já existentes.

"Os novos slots vão permitir melhorar o nosso produto para os passageiros, com uma oferta maior de frequências", disse o presidente da companhia, José Efromovich.

A Avianca ainda está avaliando as alternativas, mas possivelmente haverá algum aumento de freqüência na ponte aérea Rio-São Paulo.

Como já havia informado em setembro, a Azul vai usar os slots para voar para Porto Alegre, Belo Horizonte e Curitiba e acrescentou que pretende iniciar os voos nesse horários no dia 1º de novembro.

REARRANJO

Segundo a agência, os novos slots são resultado de "rearranjo de capacidade" no aeroporto, que fica encravado em uma região altamente populosa da capital paulista e já registrou acidentes graves. Além do rearranjo, a Anac redistribuiu dois horários que estavam com empresas que deixaram de operar no aeroporto.

Apesar do aumento no número de slots em dias de semana de 494 para 536, a Anac afirma que o aeroporto de Congonhas "permanece operando dentro das regras de segurança da aviação civil".

MEDIDA

No final do mês passado, a Anac divulgou que o aeroporto de Congonhas teria de dois a três slots (horários de pousos e decolagens) a mais por hora para a aviação regular na pista principal.

O aeroporto, que funciona das 6h às 23h, recebe hoje 30 pousos ou decolagens da aviação comercial regular por hora. Esse número já foi maior do que 40 no passado, mas foi reduzido após o acidente com o Airbus da TAM, em 2007.

As regras estabelecidas pelo governo, por meio da resolução 336, dizem que os novos slots devem ser oferecidos prioritariamente às empresas entrantes: ou seja, para a Azul e, em menor escala, para a Avianca.


Endereço da página:

Links no texto: