Folha de S. Paulo


'Festival de networking' nos EUA tem comida, bebida e maconha

Na esperança de encontrar companhia com outros empreendedores, David Heath decidiu participar do Summer Camp ""um festival de networking e música de três dias de duração no interior do Estado de Nova York, organizado pela WeWork, que aluga espaços compartilhados de trabalho.

Heath, 31, é fundador da Bombas, uma companhia que vende meias pela internet. Para ele, o acampamento oferecia uma sensação diferente de outros eventos.

"Quando você está dentro da cidade, sente certo nível de repressão interna", diz.

Lauren Lancaster/The New York Times
Homem faz poemas para participantes do evento, que é promovido por empresa americana
Homem faz poemas para participantes do evento, que é promovido por empresa americana

Ao final de uma viagem de ônibus de cinco horas, ele e cerca de 1.500 outros participantes se viram em uma área natural com mais de 60 hectares com quadras de tênis, cabanas rústicas de madeira e pinheiros.

O preço começa em US$ 375 (R$ 935) por três dias e inclui acomodações para dormir, refeições à base de frios, cerveja e transporte. Os organizadores não fornecem maconha, mas ela estava presente de modo abundante.

O acampamento tem o objetivo de propiciar uma mudança de ritmo. Não havia nem serviço confiável de telefonia móvel nem wi-fi. Em vez disso, havia oferta de canoas carregadas de cerveja, máquinas de escrever antigas e narguilés.

Não era incomum ver um drone (veículo aéreo não tripulado) voando acima da área. E houve quem avistasse um urso.

Embora a imagem do setor de tecnologia esteja associada a nerds da matemática e da programação, a disparada na presença de alunos de administração e marketing que optam por esse ramo de trabalho está mudando a cultura das start-ups.

Os pós-universitários aspirantes a fortunas que no passado teriam se tornado parte de programas de treinamento de analistas financeiros em bancos de Wall Street, ou que estudariam advocacia, agora estão tentando criar a "próxima grande coisa".

Os dias no acampamento giram torno de um calendário não muito rígido de eventos, palestras e jogos, como cabos de guerra e um concurso de quem come mais tortas.

A General Assembly, uma empresa que organiza cursos profissionalizantes, recebeu convidados para uma palestra sobre espaguete, marshmallow e inovação. Em uma fogueira lá perto, Michael Parrish DuDell, autor de um livro associado ao programa de TV "Shark Tank", fez uma palestra sobre como preparar o terreno para o sucesso.

Tradução de PAULO MIGLIACCI


Endereço da página: