Folha de S. Paulo


Evento discute futuro da comunicação

Grandes jornais nacionais e estrangeiros se reúnem nesta quarta (1º) e quinta-feira (2), em São Paulo, para compartilhar experiências sobre a transição das companhias de notícias para empresas multiplataforma.

Sob o tema "Acelerando a Transformação", a edição 2014 do Seminário Internacional Inma (International Newsmedia Association) vai apresentar casos do Brasil e do exterior de veículos que têm transitado com sucesso para as plataformas digitais.

As principais tendências de marketing e circulação para fidelizar e fazer crescer as assinaturas impressas e digitais serão debatidas por executivos do setor, junto com temas como geração de receita, redes sociais e construção de marcas multimídia.

Além da discussão de casos, o evento contará com uma apresentação do presidente executivo global da Inma, Earl J. Wilkinson, sobre as perspectivas para a indústria de notícias no mundo no próximo ano.

As lições que as empresas de tecnologia do Vale do Silício podem dar ao setor de notícias serão tema da palestra do consultor Alan Mutter.

Ele já foi editor de jornais importantes como "San Francisco Chronicle" e é considerado uma das maiores autoridades da Califórnia em iniciativas corporativas e novas mídias envolvendo jornalismo e tecnologia.

Casos internacionais serão apresentados pelos executivos do jornal britânico "The Daily Telegraph", do americano "The New York Times" e do sueco "Expressen GT".

Os editores-executivos da Folha, Sérgio Dávila, da Infoglobo, Ascânio Leme, da "Zero Hora", Marta Gleich, e o diretor de conteúdo do "Estado de S. Paulo", Ricardo Gandour, vão discutir como os grandes jornais brasileiros estão acelerando a transformação para conquistar mais público e perpetuar as marcas na era digital.

Em outro painel, representantes do "Correio Braziliense", do "Estado de Minas" e do "Correio da Bahia" apresentarão a perspectiva dos jornais regionais.

Sócio-fundador do grupo ABC, Nizan Guanaes deve apresentar a perspectiva do mercado publicitário.

O seminário da Inma conta com o apoio da ANJ (Associação Nacional de Jornais).

Marcelo Benez, diretor de publicidade da Folha, preside a divisão Brasil da Inma e fará a abertura do evento.

-

  • Quarta-feira, 1º.out

14h - Abertura
Marcelo Benez, presidente da divisão Brasil da Inma e diretor de publicidade da Folha

14h30 - O que o Vale do Silício pode ensinar à indústria de notícias
Alan Mutter, da Universidade da Califórnia em Berkeley

16h - Ideias e inspirações do Brasil para o mundo
Nizan Guanaes, sócio do grupo ABC, Brasil e colunista da Folha

17h15 - Como grandes jornais estão acelerando a transformação
Sérgio Dávila, editor-executivo da Folha, Ricardo Gandour, diretor de conteúdo de "O Estado de S. Paulo", Ascânio Seleme, editor-executivo da Infoglobo, e
Marta Gleich, editora-executiva do jornal gaúcho "Zero Hora"

  • Quinta-feira, 2.out

9h - Resumo do Primeiro Dia
Moderado por Paulo Mira, presidente e CEO da PHD Mobi

9h15 - As lições de uma marca global
Alice Ting, vice-presidente de Marca do "New York Times"

10h - Novas experiências e possibilidades do mundo digital para notícias
Sergio Augusto Avila Maria, Google

11h15 - Painel Brasil: "Correio Braziliense", "Estado de Minas" e "Correio da Bahia"
Ana Maria Dubeux Costa, diretora de Redação do "Correio Braziliense", Geraldo Teixeira da Costa Neto, diretor-executivo do "Estado de Minas", e Luiz Albuquerque, diretor-executivo do "Correio da Bahia"

14h - Conexão direta Estocolmo - São Paulo
Frida Boisen, editora-executiva da Expressen GT, da Suécia

14h45 - Ruptura, Inovação e Avanço
Ricardo Pedreira, diretor-executivo da Associação Nacional de Jornais

15h30 - Tecnologia, social e serviços de valor agregado
Caio Túlio Costa, da MVL Comunicação

16h45 - O jornalismo e as redes sociais
Luis Renato Olivalves, Facebook

17h30 - Outlook 2015: Acelerando a transformação dos jornais em companhias de notícias
Earl J. Wilkinson, diretor-executivo e CEO da INMA


Endereço da página: