Folha de S. Paulo


Ministério Público denuncia ex-servidores ligados à ANP por corrupção

O Ministério Público Federal no Rio denunciou à Justiça por corrupção passiva o ex-superintendente de abastecimento da ANP (Agência Nacional do Petróleo) Edson Menezes, o ex-procurador federal junto à agência Antônio José Moreira, e o ex-estagiário da Procuradoria Daniel de Carvalho Lima.

Segundo a denúncia do procurador Fernando José Aguair de Oliveira, Moreira, com ajuda de Lima, pediu à advogada Vanuza Vidal R$ 40 mil para acelerar a tramitação de um processo ligado a um cliente seu, a distribuidora de petróleo Petromarte, em maio de 2008.

De acordo com os procuradores, Moreira agira sob ordem de Menezes. Lima era o responsável pelos contatos com a advogada e pelo agendamento de reuniões.

A pena prevista para o crime é de dois a doze anos de prisão, caso os denunciados sejam julgados e condenados.

OUTRO LADO

Procurado, Menezes disse que está processando Vanuza por calúnia, injúria e difamação e pedindo indenização por danos morais. Afirmou, ainda, que ela negou em seu depoimento ter feito as denúncias.

A Folha também tentou, sem sucesso, falar com Moreira, Lima e Vanuza.

O caso está na 2ª Vara Federal Criminal.

A ANP informou que Moreira e Lima estão afastados da ANP há sete anos, e que, em relação a Menezes, "vai pedir informações ao Ministério Público".


Endereço da página: