Folha de S. Paulo


Pão de Açúcar manterá 'investimento significativo' no Brasil em 2015

O Grupo Pão de Açúcar (GPA) manterá investimento significativo em 2015, afirmou nesta quarta-feira (17) o vice-presidente de infraestrutura e desenvolvimento estratégico da companhia, Peter Estermann, sem detalhar valores.

Para este ano, a companhia pretendia investir um valor próximo ao R$ 1,85 bilhão registrado em 2013, mas acelerando a expansão de lojas e com foco na otimização dos ganhos sobre o capital alocado.

Estermann acrescentou que a maior varejista do país reconhece o momento de desaceleração econômica no país, em que a competitividade de preços ganha mais importância, mas que está otimista com perspectivas futuras.

"O GPA está totalmente comprometido em manter seu plano de expansão orgânica", afirmou o executivo.

Na véspera, a associação que representa o setor, Abras, reiterou a previsão de crescimento das vendas dos supermercados brasileiros de apenas 1,9% em 2014, ante estimativa anterior de 3%. Em 2013, o avanço fora de 5,36%. Para o ano que vem, a Abras divulgou projeção de alta de 2,5% nas vendas deflacionadas.

Editoria de Arte/Folhapress

PROJETOS

Apesar de citar fatores como o menor crescimento econômico e o consumo das famílias como ventos contrários no atual cenário, o vice-presidente do GPA disse que há oportunidades para crescimento no setor supermercadista, fundamentadas em grande parte na oferta multicanais de compra.

Segundo o executivo, o GPA está pronto para levar a todas as unidades do Extra em São Paulo o modelo de retirada nos hipermercados de produtos comprados pelo site. Atualmente, o sistema funciona em mais de 10 lojas.

Estermann acrescentou que a abertura de lojas de vizinhança, que contam com oferta seleta de itens em espaço físico reduzido, segue como prioridade e que o "negócio está dando certo".

O grupo também já havia divulgado a estratégia de transformar as bandeiras de alguns mercados Extra em Pão de Açúcar, como forma de acompanhar o aumento de renda em algumas regiões para aumentar as vendas.

No segundo trimestre, a divisão alimentar do GPA inaugurou 16 lojas com esse conceito, sendo 15 Minimercados Extra e um Minuto Pão de Açucar –este último voltado para consumidores de maior poder aquisitivo. Como comparação, foram abertos no mesmo período um Pão de Açúcar e um atacarejo da bandeira Assaí.

_

Grupo Pão de Açúcar/2014
Faturamento R$ 16,86 bilhões
Lucro líquido R$ 358,43 milhões
Número de funcionários 157 mil
Dívida de longo prazo R$ 3,27 bilhões
Principais concorrentes Walmart, Carrefour, Cencosud


Endereço da página:

Links no texto: