Folha de S. Paulo


Economia deve continuar estagnada nos próximos meses, diz FGV

A Fundação Getulio Vargas prevê que a economia brasileira continuará estagnada nos próximos meses. Divulgado nesta quarta-feira (17), o indicador antecedente composto da economia (Iace), medida da FGV que tenta antecipar os rumos da economia, recuou 0,4% em agosto.

O índice interrompeu a recuperação registrada em julho, quando o Iace apresentou expansão de 2%, no único mês em que o indicador apresentou desempenho positivo em 2014.

Para Paulo Picchetti, economista do Ibre/FGV, o resultado confirma o quadro de estagnação da economia, que deve se manter pelo menos até a definição das eleições presidenciais. "Pelo menos até o final do ano, antevemos dificuldades para retomar o crescimento econômico."

Dos oito componentes analisados, apenas três contribuíram positivamente para o indicador em agosto. Houve uma melhora na expectativa da indústria, com o índice de confiança passando de 82,9 pontos em julho para 84 pontos em agosto.

Mas Picchetti diz que ainda é cedo para falar em reversão da tendência de pessimismo no setor. "Houve uma reação (da expectativa da indústria) em agosto, mas com uma base de comparação muito fraca", disse.

Também houve melhora nas expectativas dos investidores, demonstradas pela medida de taxa de juros e do índice Ibovespa. Picchetti também ressalta, no entanto, que esses componentes estão altamente influenciados pelas pesquisas eleitorais, o que pode causar ruídos na interpretação das expectativas do mercado.

Do outro lado, contribuíram negativamente para o indicador as expectativas do consumidor, do setor de serviços e o desempenho do comércio exterior, devido à queda no volume das exportações.

ECONOMIA HOJE

A FGV também divulgou nesta quarta o indicador coincidente composto da economia (ICCE), que mede as condições econômicas atuais. Em agosto, ele apontou uma expansão de 0,1% da economia, registrando a marca de 127 pontos. Em julho, o indicador subiu 0,2%, após um recuo de 0,6% em junho.


Endereço da página: