Folha de S. Paulo


Controlar gastos e orçamento são dificuldades, diz pesquisa

Os jovens têm dificuldades para controlar gastos e para organizar um orçamento doméstico, indica a pesquisa da Anbima. O levantamento mostra que esse público tende a comprar por impulso.

Segundo os dados compilados, 93% dos jovens afirmam ter dificuldade para controlar os próprios gastos. E muito desse comportamento tem a ver com consumo impulsivo: 90% dos participantes dizem já ter comprado algo de que não precisavam.

É o caso da estudante de administração Tamires Alves, 19. "Sempre tinha uma parte da renda que eu podia guardar, mas gastava. Com o curso, comecei a me organizar e a fazer um orçamento. Vi a real importância de guardar com algum objetivo", conta.

Karime Xavier - 3.set.2014/Folhapress
A estudante Tamires Alves participou do curso piloto realizada pela Anbima na FMU
A estudante Tamires Alves participou do curso piloto realizada pela Anbima na FMU

A meta dela é juntar dinheiro para fazer intercâmbio para estudar inglês quando terminar a faculdade.

"Vimos que a maior dificuldade que eles têm é o planejamento, dar o primeiro passo e se organizar para colocar em prática seu plano", avalia Ana Leoni, superintendente de educação da Anbima.

Mas não por falta de vontade: 70% já tentaram organizar um orçamento pessoal.

Para Thiago Alvarez, sócio do site de finanças pessoais GuiaBolso, essa dificuldade em lidar com orçamento é reflexo do momento pelo qual passam esses jovens. "A gente vê mais dificuldade nessa faixa etária, pois eles estão começando a vida profissional e, por isso, a renda costuma ser baixa."


Endereço da página: