Folha de S. Paulo


'Inflação do casamento' já limita orçamento de festas de luxo, diz setor

De garrafas de champagne em garrafas de champagne, a consultoria Marriages, focada em casamentos de alto padrão, organizou cerimônias que somaram R$ 24 milhões no ano passado. Foram 60 festas, que chegaram a custar R$ 1,5 milhão.

Outra empresa do ramo, a Wedding&Co, não revela valores, mas informa que suas cerimônias custam "bem mais do que isso".

O mercado de casamentos de luxo movimenta centenas de milhões de reais no Brasil todos os anos, com infraestrutura e organização que se assemelham a grandes eventos corporativos e de música.

Segundo a diretora da feira Casar, Camila Piccini, esses eventos foram responsáveis por mais da metade dos R$ 16 bilhões que transitaram no mercado de casamentos no país em 2013.

Para valores tão altos colaboram fatores como o número de funcionários envolvidos –que pode chegar a 300– e a diversidade de produtos e serviços oferecidos.

"Comparado a dez anos atrás, o gasto é maior. Há mais opções, mais exigências", diz o diretor financeiro da Abrafesta (Associação Brasileira de Eventos Sociais), Ricardo Dias.

Entre os itens pedidos pelos noivos estão desenhos personalizados na espuma de drinques e a construção de paredes, banheiros, fontes e outras estruturas.

Célia Thomé/Divulgação
Festa para 1.300 em casa de mãe de noiva em São Paulo
Festa para 1.300 em casa de mãe de noiva em São Paulo

LIMITE NO ORÇAMENTO

Apesar de historicamente os custos terem aumentado, a tendência recente é de controle do orçamento, mesmo que esses sejam milionários.

Com a multiplicação de profissionais e de preços, casais têm pesquisado mais antes de escolher o serviço. A sócia da Wedding&co, Carla Fiani, diz que seus clientes optam pelo orçamento menor quando dois fornecedores têm serviços semelhantes.

"As negociações têm sido maiores para viabilizar a festa. Com um momento econômico diferente, a classe A vai atrás dos valores. Não existe mais isso de contratar só aquele decorador."

Serviços e produtos mais caros também fazem o consumidor pensar duas vezes.

Piccini, da feira Casar –onde cem expositores apresentam as novidades do ramo anualmente em São Paulo– diz que os custos estão aumentando acima da inflação. Nos últimos três anos os preços chegaram a subir ao todo 30%, estima o setor, enquanto o IPCA, índice oficial de inflação usado pelo governo como baliza, se mantém perto de 6,5% ao ano.

"Quando casei, o pacote de fotos e vídeo saíam por R$ 10 mil", diz Piccini. "Alguns anos depois, conhecidos meus já recebiam facilmente orçamentos de R$ 20 mil."


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