Folha de S. Paulo


Chiquita assina acordo de confidencialidade com Cutrale e Safra

A produtora de bananas Chiquita Brands informou nesta quarta-feira (10) que assinou acordo de confidencialidade com a empresa brasileira de suco de laranja Cutrale e o banco Safra.

Cutrale e Safra fizeram em agosto proposta de US$ 611 milhões para a aquisição da companhia norte-americana.

A Chiquita decidiu na segunda-feira (8) adiar uma assembleia de acionistas sobre o plano de fusão com a Fyffes, companhia irlandesa de frutas tropicais, para entrar em negociações com a Cutrale e o banco Safra.

A deliberação do conselho da Chiquita aconteceu após orientação da consultoria ISS (Institutional Shareholder Services) para que os acionistas da empresa votassem contra a fusão. Na avaliação da consultoria, o acordo com a Fyffes, pela forma como está estruturado, não se justifica.

POLÊMICA

O conselho de administração da Chiquita tem trocado farpas abertamente com as empresas brasileiras após estas apresentarem sua oferta para impedir o negócio com a Fyffes e comprar a companhia.

Na última terça-feira (2), a americana chegou a afirmar que a parceria brasileira "superestima grosseiramente" os benefícios de sua oferta e "subestima grosseiramente" o valor da fusão com a irlandesa Fyffes.

Ao rejeitar a proposta de US$ 13 por ação, apresentada pela Cutrale e o grupo Safra, a Chiquita também afirmou que "a oferta não solicitada" é "inadequada e que não está nos melhores interesses dos acionistas". A companhia chegou a enviar uma carta aos investidores, pedindo para que votassem a favor da união com a Fyffes.

As brasileiras, em contrapartida, rebateram as declarações da americana e afirmaram que "a decisão de recusar a proposta superior de Cutrale-Safra é simplesmente uma continuação de lista de decisões estratégicas fracassadas e de destruição de valor dos acionistas".

As empresas também pediram que os investidores da Chiquita optassem por adiar a assembleia marcada para o dia 17 de setembro, para que tivessem mais tempo de analisar sua proposta.

DIVERSIFICAÇÃO

Com a oferta pela Chiquita, a Cutrale dá mais um passo rumo à diversificação, após assistir a uma queda no consumo mundial de suco de laranja nos últimos anos -a empresa detém 40% do mercado global.

A demanda nos 40 principais países consumidores caiu 11% de 2003 a 2013, para 2,1 milhões de toneladas equivalentes de suco concentrado e congelado, segundo o centro de pesquisa Markerstrat.

A maior parte da receita da Chiquita vem das bananas, mas cerca de um terço tem origem em venda de abacaxis, de saladas frescas e embaladas e de "snacks" com apelo saudável, entre outros.

*

CHIQUITA BRANDS/2013
FATURAMENTO US$ 3,1 bilhões
EBITDA US$ 118 milhões
NÚMERO DE FUNCIONÁRIOS 20 mil
DÍVIDA TOTAL US$ 632 milhões
PRINCIPAIS CONCORRENTES Fresh Del Monte Produce, Dole Food Company e Fyffes


Endereço da página:

Links no texto: