Folha de S. Paulo


Itaú baixa projeção de crescimento do PIB em 2014 para 0,1%

O Itaú reduziu nesta segunda (8) a projeção de crescimento do PIB em 2014, de 0,6% para 0,1%.

Em um comunicado, o economista-chefe de pesquisa macroeconômica do banco, Ilan Goldfajn, justificou a decisão baseado em um desempenho mais fraco do que o esperado no segundo trimestre, além da lenta retomada no período pós-Copa do Mundo.

"Os fundamentos para a atividade econômica à frente e os indicadores coincidentes apontam para um crescimento moderadamente negativo do PIB no terceiro semestre", indica Goldfajn.

No documento, o Itaú prevê um desempenho superior no quarto trimestre, em parte pela redução da incerteza no cenário doméstico. A expectativa do banco é de que aumento seja de 0,5% para o período.

Para 2015, a projeção do Itaú é de crescimento de 1,3%, explicado pelo aumento dos investimentos.

Editoria de Arte/Folhapress

MERCADO FINANCEIRO

Os analistas reduziram a expectativa de crescimento da economia brasileira em 2014 para 15ª vez consecutiva. Divulgado nesta segunda (8), o Boletim Focus do Banco Central projeta aumento de 0,48% no PIB.

Elaborado após sondagem com economistas de várias instituições financeiras, o relatório indicava alta de 0,52% na versão anterior, divulgado no dia 1º de setembro.

Com a revisão do resultado do primeiro trimestre para baixa de 0,2%, ante alta de igual proporção, o Brasil, segundo alguns economistas, entrou em recessão técnica.

Para o ano que vem, a expectativa dos economistas ouvidos pelo BC é de expansão de 1,10% do PIB, estimativa igual à da pesquisa anterior.


Endereço da página:

Links no texto: