Folha de S. Paulo


Consumo de gás natural sobe 10,9% até julho impulsionado por térmicas

O consumo de gás natural no Brasil subiu 10,9% nos primeiros sete meses do ano ante mesmo período do ano passado, com a forte geração térmica acionada no país impulsionando a demanda pelo combustível, informou a Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás) nesta terça-feira (2).

As termelétricas acumulam um aumento de 14,3% no consumo de gás natural neste ano até julho ante mesmo período do ano passado. Somente em julho, houve aumento de 4,7% no consumo da geração termelétrica na comparação com junho.

O consumo industrial de gás acumula alta de 1,44%, de janeiro a julho, e de 2,1% em julho, na comparação com junho. Mas a Abegás acredita que "o resultado poderá ser comprometido nos próximos meses do ano, devido a retirada do desconto de 1,57% da Petrobras, no gás natural, desde 1º de agosto", afirmou o presidente-executivo da associação, Augusto Salomon, em nota.

O segmento residencial apresentou queda 4,7% no acumulado desde o início do ano. Já o setor comercial tem alta de 1,6% na mesma base de comparação.

O segmento automotivo encerrou o sétimo mês do ano com redução de 0,02% no consumo, em relação ao mês anterior. No acumulado do ano, o setor acumula queda de 3,2%.


Endereço da página: