Folha de S. Paulo


Investidor da Telecom Italia diz que TIM não sairia barata

O segundo maior investidor da Telecom Italia, Marco Fossati, disse nesta terça-feira (2) que qualquer oferta pela TIM Participações deverá avaliar a companhia brasileira em cerca de 11 vezes o seu Ebitda (lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação), ou o dobro de seu valor de mercado atual de 10 bilhões de euros (US$ 13 bilhões de dólares).

A consolidação do setor no Brasil está se aquecendo após a Oi revelar planos na semana passada para assumir a TIM, e depois da Telefónica iniciar negociações exclusivas para comprar a operadora de banda larga brasileira GVT, da francesa Vivendi.

VALOR DA TIM

"Se operadoras brasileiras querem reduzir o número de competidores de quatro para três, com sinergias enormes, seria melhor se apresentassem uma oferta que avalia a TIM em 11 vezes o seu Ebitda", disse Fossati à agência Reuters.

"Caso contrário, nós não vamos levá-la em consideração", disse.

O empresário, que tem participação de pouco menos de 5% no grupo italiano, disse que asaída da Telefónica da Telecom Italia é positiva e que ele é favorável à possível entrada da Vivendi no capital da operadora italiana.

Na segunda-feira (1º), o presidente do Conselho da Telefónica, César Alierta, disse que o grupo espanhol planeja sair da Telecom Italia após finalizar a compra da GVT, unidade brasileira de banda larga da francesa Vivendi.

Relações tensas entre as companhias da Espanha e da Itália tiveram um ápice na semana passada, quando a Vivendi desistiu de negociar com a Telecom Italia, mantendo as conversas apenas com a Telefónica.

A decisão foi um golpe contra a companhia italiana, que pode se transformar em alvo de aquisição na indústria de telefonia.


Endereço da página:

Links no texto: