Folha de S. Paulo


Brookfield e MMX deixam o Ibovespa, que passa a ter menor peso da Vale

A BM&FBovespa divulgou nesta sexta-feira (29) a terceira e última prévia da nova carteira do Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, que vigorará entre 1º de setembro de 2014 e 2 de janeiro de 2015.

Em relação ao atual portfólio do índice, foram retiradas as ações da empresa do setor de construção Brookfield e os papéis da mineradora MMX, de Eike Batista, que deram espaço à fabricante de ônibus e carrocerias Marcopolo. Desta forma, o Ibovespa passou a ter 69 ativos, de 65 empresas.

A ação preferencial (sem direito a voto) da Vale perdeu peso na composição do Ibovespa. Esse papel passou da quinta para a sexta maior participação na carteira, de 4,609%.

Assim, entre as cinco ações com maior parcela de representatividade no índice, o Itaú Unibanco lidera com 9,931%, seguido pelo papel preferencial da Petrobras, com 8,643%.

A ação preferencial do Bradesco fica com o terceiro maior peso, de 7,584%, enquanto a Ambev tem participação de 6,643%. O papel ordinário (com direito a voto) da Petrobras fecha a lista, com uma fatia de 5,455% do índice.

Para conferir o novo portfólio completo do Ibovespa e as participações de cada ação, clique aqui.


Endereço da página:

Links no texto: