Folha de S. Paulo


BC inclui financeiras em ranking de instituições mais reclamadas

O Banco Central anunciou nesta quarta-feira (27) que incluiu as financeiras no ranking mensal das instituições que mais recebem reclamações de clientes.

Com isso, o BMG passou a liderar a relação de julho elaborada pela autoridade monetária, de acordo com o corte que considera bancos com mais de dois milhões de clientes –outra mudança, já que, até junho, o limiar era de um milhão de clientes.

O BMG recebeu 106 reclamações, para uma base de 2,62 milhões de clientes, e obteve índice de 40,3, segundo o BC.

O banco –que teve as operações no crédito consignado com o Itaú aprovadas pelo Cade em maio deste ano– substituiu o Santander na liderança da relação de instituições mais reclamadas. Agora, o Santander ocupa a segunda colocação no ranking, com 419 reclamações para uma base de 30,77 milhões de clientes, o que o deixa com um índice de 13,61.

A terceira posição é do Banrisul, com 45 queixas e 3,79 milhões de clientes e um índice de 11,87. Em quarto está o HSBC, com 98 reclamações, 10,26 milhões de clientes e um índice de 9,54, e em quinto está a Caixa Econômica Federal, com 488 queixas para 72,84 milhões de clientes e um índice de 6,69.

Em relação às instituições com menos de dois milhões de clientes, o BIC lidera a lista, com 34 reclamações para 170,4 mil clientes. Em seguida vêm J.Malucelli (23 queixas e 337,7 mil clientes), Banco Fibra (14 queixas e 225,4 mil clientes), Daycoval (33 reclamações e 609,2 mil clientes) e BNP Paribas (52 queixas para 1,14 milhão de clientes),

O Banco Central mudou ainda os critérios de base de clientes dos bancos e passou a contabilizar clientes que tomam crédito, mas não necessariamente têm conta ou investimento no banco. Antes, a base de clientes era composta apenas por aqueles que faziam operações de depósito cobertas pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito), como conta-corrente e poupança.

RECLAMAÇÕES

A principal queixa dos clientes dos bancos é o débito em conta de depósito não autorizado, com 351 reclamações. Em seguida estão irregularidades referentes a integridade, confiabilidade, segurança ou sigilo, com 212 reclamações.

Outra crítica dos clientes é referente à cobrança irregular de tarifa por serviços não contratados, enquanto a prestação de serviço de forma irregular em conta-salário aparece na quarta colocação. A quinta maior queixa é a insatisfação com a resposta recebida da instituição financeira referente à reclamação registrada no Banco Central.

OUTRO LADO

Em comunicado, o BMG afirma que trabalha para oferecer o "melhor atendimento" aos clientes. "Dessa forma, o BMG tem ampliado os esforços para melhorar os procedimentos internos, para garantir maior eficiência na solução das demandas dos clientes", informa o banco.

Já o Banrisul diz que as normas internas e procedimentos são "revisados continuamente com o objetivo de implantar as melhorias e adequações necessárias para aperfeiçoar o atendimento aos nossos clientes."

A Caixa afirma que o ranking ajuda a aperfeiçoar seu atendimento, produtos e serviços e que serve de "instrumento de aprimoramento para as instituições financeiras".

O Santander diz que trabalha "continuamente na melhoria dos seus processos, ofertas e atendimento, com o intuito de torná-los mais simples e ágeis e, dessa forma, melhorar a satisfação e a experiência dos consumidores com o banco."

O HSBC, por sua vez, diz avaliar as demandas recebidas e afirma que "atua para mitigar os pontos levantados nas avaliações dos seus clientes".


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