Folha de S. Paulo


Cutrale e Grupo Safra oferecem US$ 610 mi para comprar Chiquita Brands

A Cutrale, empresa brasileira que detém 40% do mercado mundial de suco de laranja, e o grupo Safra apresentaram nesta segunda (11) proposta para comprar a norte-americana Chiquita Brands por US$ 610 milhões.

Conhecida mundialmente pela marca de bananas de mesmo nome, a Chiquita também atua em outros segmentos da área de alimentos.

Embora as bananas representem quase 65% de sua receita, outros negócios já renderam US$ 1 bilhão à empresa no ano passado. Entre eles está a venda de abacaxis, de saladas frescas e embaladas e de "snacks" com apelo saudável, feitos com frutas.

A oferta da Cutrale ocorre no momento em que a Chiquita está em fase final de fusão com a irlandesa Fyffes.

A Chiquita informou que vai avaliar a oferta da brasileira, mas ressaltou que continua acreditando nos "méritos estratégicos e no valor gerado pela proposta da Fyffes". Juntas, elas teriam receita anual de US$ 4,6 bilhões.

A proposta da brasileira, no entanto, representa um prêmio de 29% em relação ao valor das ações da Chiquita no fechamento de sexta (8). Para alinhar o valor da empresa à oferta, os papéis da Chiquita dispararam 30% nesta segunda em Nova York.

Cutrale e Safra dizem que a sua oferta tem risco menor do que o negócio com a Fyffes. No caso de fusão com a irlandesa, a sede da empresa deve mudar para a Irlanda.

DIVERSIFICAÇÃO

Com a oferta pela Chiquita, a Cutrale dá mais um passo rumo à diversificação, após assistir a uma queda no consumo mundial de suco de laranja nos últimos anos.

Entre 2003 e 2013, a demanda nos 40 principais países consumidores caiu 11%, para 2,1 milhões de toneladas equivalentes de suco concentrado e congelado, segundo o centro de pesquisa Markerstrat. Ao mesmo tempo, a alta no custo de produção vem reduzindo as margens do setor.

Para Marcos Fava Neves, membro do conselho do Markerstrat e professor da FEA/USP de Ribeirão Preto, a proposta também revela a busca da empresa de se aproximar mais do varejo. "Com a compra da Chiquita, ela também compra intimidade com o consumidor final", diz.

Ele lembra que a Chiquita –cuja logomarca leva uma figura semelhante à de Carmen Miranda– é bastante conhecida onde atua (está em 70 países), com alto grau de fidelidade do consumidor.

Outras empresas brasileiras do setor agroindustrial, como a JBS, têm adotado estratégias semelhantes, em busca de marcas fortes para elevar suas margens de lucro.

Caso a aquisição se concretize, o especialista vê ainda a possibilidade de se abrir um novo canal para as exportações de outras frutas a partir do Brasil, com a inclusão do país na cadeia de suprimentos da Chiquita.

A Cutrale começou a diversificar suas atividades há dois anos, com a produção e venda de soja. Em 2013, já exportou quase US$ 800 milhões em grãos a partir do Brasil.

_

CHIQUITA/2013
FATURAMENTO US$ 3,1 bilhões
EBITDA US$ 118 milhões
NÚMERO DE FUNCIONÁRIOS 20 mil
DÍVIDA TOTAL US$ 632 milhões
Principais concorrentes Fresh Del Monte Produce,
Dole Food Company e Fyffes


Endereço da página: