Folha de S. Paulo


Investidores da Fiat aprovam fusão e criação da Fiat Chrysler Automobiles

Os acionistas da Fiat aprovaram a incorporação da montadora italiana e de sua unidade norte-americana Chrysler, criando a Fiat Chrysler Automobiles.

A entidade teve seu registro feito na Holanda nesta sexta-feira (1º), e tem como objetivo aumentar o apelo do sétimo maior grupo automotivo do mundo junto a investidores estrangeiros.

A proposta foi aprovada por uma maioria de dois terços, com 8% de todos os acionistas da Fiat votando contra.

Caso todos os que votaram contra exercitem seus direitos de saída, o acordo ainda pode falhar, por uma condição imposta.

O presidente-executivo Sergio Marchionne disse que se isso acontecer ele voltaria a tentar fundir as duas montadoras na FCA, e tentar uma listagem nos EUA somente quando conseguir realizar a fusão.

Marchionne concluiu a aquisição total da Chrysler no começo deste ano e agora planeja incorporar as duas como a Fiat Chrysler Automobiles (FCA), com registro holandês.

Ele conta com a fusão e a listagem nos Estados Unidos para ajudar a pagar a conta de seu ambicioso plano de 48 bilhões de euros (US$ 64 bilhões) para elevar o lucro líquido em cinco vezes e as vendas em 60% até 2018, ao dar a ele acesso a um conjunto maior de recursos de capital.


Endereço da página: