Folha de S. Paulo


Apple TV abre no Brasil seu primeiro canal na América Latina

A Apple TV oferecerá seu primeiro canal de TV com conteúdo local na América Latina, Esporte Interativo Plus, colocando-a em concorrência com os canais de TV paga no complicado mercado esportivo da região.

O lançamento do Esporte Interativo Plus, cuja programação inclui a Uefa Champions League, tem por objetivo ajudar a Apple TV a penetrar um dos mercados de Internet e TV por assinatura de mais rápido crescimento no planeta.

"É o primeiro canal local da Apple TV no Brasil e o primeiro canal de esportes ao vivo", disse Leonardo Lenz Cesar, vice-presidente e um dos fundadores do Esporte Interativo.

O lançamento do canal surge no momento em que a Apple tem por meta a televisão, no passado vista como "hobby" por seus executivos, como nova fonte de crescimento.

A divisão de televisão da companhia se tornou um negócio de US$ 1 bilhão, disse Tim Cook, o presidente-executivo da Apple, em fevereiro, diante do crescimento no número de domicílios norte-americanos que assistem a filmes usando aparelhos de streaming como o decodificador da Apple.

A Apple TV está disponível no Brasil há mais de dois anos, mas oferecia serviços como o YouTube e Netflix em lugar de canais com streaming de programas ao vivo de conteúdo local, como os oferecidos pelas redes de TV paga, por exemplo a América Móvil, do México.

Além dos campeonatos europeus de futebol, o Esporte Interativo, um canal 24 horas, oferecerá partidas do Real Madrid, Barcelona, Chelsea e Milan, bem como eventos olímpicos e outros.

Os programas esportivos tipicamente são a área mais difícil de negócios para serviços de TV exclusivamente digitais como o da Apple, em termos de obtenção de direitos, dizem analistas.

"Por que a Apple está trabalhando conosco?", disse Sergio Lopes, outro vice-presidente do Esporte Interativo. "Porque desde que esse app foi lançado no iPhone se tornou o app de esportes mais lucrativo entre os lançados pela Apple no Brasil".

O Brasil é visto como um dos mais promissores mercados de Internet e entretenimento do planeta.

Em relatório lançado em junho, a PwC incluiu o Brasil em um grupo de nove mercados emergentes, composto também por China, Rússia, Índia e México, que deve responder por 21,7% da receita mundial de entretenimento e mídia do planeta em 2018, de acordo com projeções, ante 12,4% em 2009.

O Brasil tem o segundo mais alto número de usuários de Facebook no planeta, ainda que a penetração da banda larga no país seja de apenas 9,5%, ante 5,9% em 2009, de acordo com o grupo de pesquisa Teleco.
A penetração da TV paga é de 8,1%, ante 3,8% em 2009, o que deixa amplo espaço para crescimento.

Tradução de PAULO MIGLIACCI


Endereço da página: