Folha de S. Paulo


Secretário de Estado dos EUA vai à Índia para normalizar relações

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, partiu nesta terça-feira (29) para a Índia em uma missão destinada a quebrar o gelo com o novo primeiro-ministro, Narendra Modi, e normalizar as relações entre ambos os países.

Durante as últimas duas décadas, as duas maiores democracias do mundo têm se descrito como aliados naturais, compartilhando preocupações semelhantes sobre o crescimento da China e o extremismo islâmico.

No entanto, incidentes que incluíram a prisão nos Estados Unidos de um diplomata indiano no ano passado fizeram com que as relações caíssem a seu ponto mais baixo em anos. Ademais, o nacionalista Modi havia sido tratado como um pária pelos Estados Unidos antes de sair vitorioso nas eleições de maio.

Antes da visita, Kerry disse que o governo de Modi abria novas possibilidades para a cooperação entre ambos os países em temas que vão desde o intercâmbio comercial à luta contra a mudança climática.

"Este é um momento potencialmente transformador em nossa associação com a Índia e estamos determinados a cumprir com as oportunidades históricas e estratégicas que podemos criar juntos", disse Kerry.

Para alguns observadores, a viagem de três dias de Kerry é, em si mesma, um sinal da importância da Índia. Ele tem estado muito centrado na crise no Oriente Médio e retornou no domingo de uma esgotadora e infrutífera missão para pôr fim ao conflito em Gaza.

É "significativo" como o secretário destina tempo ao diálogo com a Índia "enquanto há partes do mundo literalmente em chamas", disse Alyssa Ayres, ex-funcionária do Departamento de Estado.


Endereço da página: