Folha de S. Paulo


Estilo da 'Economist' é ponto forte de livro sobre o Brasil

Quer entender o Brasil lendo apenas um livro?

Melhor repensar seus conceitos. O Brasil (assim como todos os países do mundo) é muito complicado para ser resumido em apenas um volume. Por outro lado, se o interessado não é um estudioso do tema e precisa ter apenas algum conhecimento sobre o país, até que pode aproveitar "Brazil: the Troubled Rise of a Global Power" [Brasil: a Acensão Atrapalhada de uma Potência], de Michael Reid, responsável pela coluna sobre a América Latina para a "Economist".

Para ser sincero, o começo não é dos mais auspiciosos: todos os clichês sobre o país acham seu lugar já no segundo capítulo, do "jeitinho" à forma de tratamento pelo primeiro nome, diminutivos, apelidos, Carnaval e futebol. Soa como um guia para a Copa do Mundo e, em particular, um não muito bom.

Cláudia Kfouri

A partir daí, porém, as coisas melhoram. Os capítulos 3 a 6 resumem a história política e econômica do país.
Para quem já estudou o assunto, no máximo serve para recapitular; quem nada conhece, no entanto, deve sair com uma noção um pouco mais precisa de como viemos parar aqui, apesar de pisadas nada discretas na bola.

Ao contrário do afirmado no livro, Cabral (p. 30) não morreu em 1500 (e sim uns bons 20 anos depois, já meio esquecido, é verdade), Zagallo jamais teve simpatias pelo Partido Comunista, o Conselho Monetário Nacional não foi criado pelos fazendeiros para assegurar crédito ao Banco do Brasil (deve se referir à "conta movimento") e Cláudia Costin vira "Cláudio" na página 178 antes de voltar a seu gênero na página 179, entre outras coisas.

Ah sim: logo no início o Estado de Tocantins aparece no mapa como parte da região Nordeste. Nada contra o Nordeste (meu pai é paraibano!), mas o Estado faz parte da região Norte. Um trabalho melhor de edição teria evitado esses e outros erros factuais. Nada que comprometa, é claro, o livro como um todo, mas certamente não colabora.

PONTO FORTE

De qualquer forma, a parte principal do livro se localiza na sua segunda metade, do capítulo 7 ao 13. E aí o autor está no melhor da sua forma.

O aficionado da "Economist" há de reconhecer o estilo de suas matérias, em especial a mescla de dados estatísticos e anedotas factuais (a deliciosa ironia britânica, porém, está ausente). A semelhança com os estudos mais profundos publicados pela revista (panoramas de cada país, assim como temas específicos) é notável e bem-vinda.

Temos aí a recapitulação da estabilização da economia nos anos FHC, a transição para o governo Lula, as mudanças sociais, e o papel das commodities no ressurgimento do país como uma economia capaz de atrair novamente a atenção da comunidade internacional, não só financeira, nem só de negócios, mas refletindo a projeção da imagem de um país que ameaçava dar certo.

Ao mesmo tempo em que reconhece o progresso do país nestas áreas, o autor chama a atenção para questões ainda não tratadas. O excesso de intervenção governamental, o peso do setor público, os erros diplomáticos dos últimos anos são devidamente destacados e o desempenho do país no período mais recente (compreendendo essencialmente o governo Dilma) são objetos de crítica contundente. Não há muita dúvida da orientação liberal do autor, outro eco da revista no livro. Há quem não goste disto; eu certamente aprecio e creio que a abordagem ilumina muitos dos problemas que hoje enfrentamos.

Trata-se da melhor parte da obra. É ainda mais semelhante a uma longa reportagem sobre o país, em que a mescla de dados e fatos é enriquecida pelas conversas do autor com personagens ainda ativos no campo político e econômico.

Os que têm acompanhado o Brasil de perto nos últimos, digamos, 20 anos não vão achar muito de novo neste relato. Já para quem está chegando agora à conversa, trata-se de um resumo para lá de útil. Não vai resolver o problema de quem precisa entender o Brasil em uma semana, mas é um bom ponto de partida.

"Brazil - The Troubled Rise of a Global Power"
AUTOR Michael Reid
EDITORA Yale University Press
QUANTO A partir de US$ 14,95 (R$ 33,85; 352 págs.)
CLASSIFICAÇÃO Bom'


Endereço da página: