Folha de S. Paulo


Goldman Sachs compra fatia de 2,27% no Banco Espírito Santo

O banco de investimentos norte-americano Goldman Sachs adquiriu uma fatia de 2,27% no Banco Espírito Santo (BES).

O BES afirmou que o Goldman adquiriu a fatia no banco no dia 15 de junho, acrescentando que o fundo de hedge D. E. Shaw assumiu uma participação de 2,7% na instituição em 14 de junho.

O Espírito Santo Financial Group (ESFG), holding da família fundadora do BES, vendeu 4,99% do banco em 14 de junho para pagar empréstimos.

O BES não pôde ser imediatamente contatado para comentar se o Goldman Sachs e o D.E. Shaw compraram suas fatias da família fundadora.

PROTEÇÃO CONTRA CREDORES

A Rioforte, holding da família Espírito Santo, disse nesta terça-feira (22) que pediu proteção contra credores em Luxemburgo, onde é registrada, tornando-se a segunda holding da família portuguesa Espírito Santo a pedir proteção, depois de não conseguir pagar dívidas.

A Espírito Santo International (ESI), dona da Rioforte, afirmou ainda que autoridades do Luxemburgo tinham aceitado seu pedido de proteção contra credores, apresentado na sexta-feira (18).

A Rioforte disse em um comunicado que não foi capaz de cumprir determinadas obrigações de dívida vencidas após 9 de julho.

A família Espírito Santo é a maior acionista do português Banco Espírito Santo. Os problemas financeiros do clã afetaram o andamento da fusão entre a Portugal Telecom (PT) e a Oi.

EMPRÉSTIMO

No começo do mês, foi descoberta uma dívida de R$ 2,7 bilhões da PT que ameaçou o acordo com a operadora brasileira.

A dívida surgiu devido a um "empréstimo" da PT a um de seus sócios, uma empresa do grupo Espírito Santo. Como não foi paga, a PT assumiu a dívida e os termos de fusão foram revistos.

Os controladores brasileiros e os demais sócios portugueses disseram que desconheciam essa operação.


Endereço da página:

Links no texto: