Folha de S. Paulo


Governo do Japão reduz estimativa de crescimento para este ano

O governo do Japão reduziu ligeiramente sua estimativa de crescimento para o atual ano fiscal devido à fraqueza das exportações e à queda na demanda após o aumento do imposto sobre vendas em abril, mas as projeções ficaram em linha com as do banco central.

Membros do principal comitê de aconselhamento do governo não se opuseram à visão do BC de que os preços ao consumidor continuarão a subir sob seu programa de compra de ativos, ou "quantitative easing", mostrando que há pouca diferença entre a avaliação do governo e do BC sobre a economia.

A convergência de opiniões sugere que o BC não deve enfrentar pressão do governo para afrouxar a política monetária mais conforme o governo volta sua atenção para o orçamento do próximo ano fiscal.

PIB

O governo projeta agora o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 1,2% no ano fiscal de 2014/15, ante 1,4% anteriormente.

A expectativa é de que a expansão acelere para 1,4% no ano seguinte, segundo o Escritório do Gabinete.

Na semana passada, o BC cortou sua estimativa de crescimento econômico para o atual ano fiscal para 1 %, esperando aceleração para 1,5 % no ano fiscal seguinte.

As estimativas do Escritório do Gabinete também mostram que os preços ao consumidor devem subir 1,2% na base anual em 2014/15 e 1,8% no ano seguinte.

As projeções excluem o efeito do aumento no imposto sobre vendas.


Endereço da página: