Folha de S. Paulo


Tyson Foods anuncia compra da Hillshire Brands

A empresa americana do ramo alimentício Tyson Foods anunciou que chegou a um acordo de compra definitivo com a Hillshire Brands nesta quarta-feira (2), por US$ 8,6 bilhões.

A Hillshire estava no meio de uma batalha entre duas grandes empresas do setor: a Tyson Foods e a JBS (através da Pilgrim's Pride).

Tyson e Hillshire anunciaram que chegaram a um acordo definitivo, cujas bases foram lançadas no dia 9 de junho, depois da Hillshire colocar fim ao acordo de compra da Pinnacle Foods.

A Tyson pagará uma indenização de US$ 163 milhões para compensar a Pinnacle, que em meados de maio concordou em ser comprada pela Hillshire por US$ 6,6 bilhões.

A Tyson desembolsará US$ 7,7 bilhões (US$ 63 por ação) para a compra da Hillshire e assumirá suas dívidas, de modo que a operação gira em torno de US$ 8,6 bilhões.

A compradora acredita que a união das duas empresas reduzirá os custos anuais do grupo em torno de US$ 300 milhões.

"Ao investir na Hillshire Brands e suas marcas líderes da indústria, temos uma oportunidade única de transformar um segmento importante do nosso negócio e posicionar a Tyson Foods para atingir os consumidores norte-americanos ", disse o presidente-executivo da empresa, Donnie Smith.

DISPUTA

A Pilgrim's entrou na briga pela Hillshire quando se propôs a pagar US$ 6,4 bilhões para que o grupo interrompesse as negociações de fusão com outra empresa, a Pinnacle Foods, de vegetais congelados.

Em seguida, a principal concorrente da Pilgrim's, a Tyson Foods, também ingressou na disputa com uma oferta de US$ 6,8 bilhões.

A Pilgrim's defendeu, no dia do anúncio, que sua proposta era mais interessante que o negócio com a Pinnacle.

Já a Tyson considera a compra um importante caminho para multiplicar suas ofertas no segmento de alimentos preparados, considerado essencial para a companhia.

A DESEJADA

A Hillshire é dona de mais de cinco marcas e vende produtos como salsichas, linguiças e presuntos. A companhia tem vendas de US$ 4 bilhões e cerca de 9.000 funcionários nos EUA.

Em 2012, a empresa, então conhecida como Sara Lee, promoveu a cisão de suas operações de café e chá e mudou seu nome para Hillshire.

No mês passado, fechou acordo para a compra da Van's Natural Foods, que produz alimentos sem glúten, por US$ 165 milhões.

Em setembro, adquiriu a Golden Island, uma fabricante de beef jerky (semelhante ao charque), por US$ 35 milhões.

*

HILLSHIRE 2013

Faturamento R$ 4 bilhões
Ebitda US$ 500 milhões
Funcionários 9,1 mil
Total dívidas/capital 157%
Principais concorrentes Hormel Foods, Kraft Foods, Tyson Foods

*

TYSON 2013

Faturamento US$ 34,4 bilhões
Ebitda US$ 1,96 bilhão
Funcionários 115 mil
Principais concorrentes JBS, Kraft Foods, Hormel Foods, Perdue Farms, Sanderson Farms, BRF Foods


Endereço da página:

Links no texto: