Folha de S. Paulo


General Electric atualiza oferta de compra por unidade da Alstom

A General Electric apresentou nesta quinta-feira (19) uma oferta atualizada para comprar a unidade de energia e redes do grupo de engenharia francês Alstom, que vai incluir duas joint ventures em redes e energia renovável e uma aliança global nuclear.

A GE disse que sua avaliação da Alstom permanece inalterada e que o acordo irá impulsionar imediatamente os resultados da companhia americana.

"A aliança irá reter e fortalecer a presença da França no negócio de energia e reforçar a Alstom Transport. Criará empregos, estabilizará a tomada de decisões da matriz na França e garantirá que o nome da Alstom se fortaleça", disse o presidente-executivo da GE, Jeff Immelt, em comunicado.

A GE acrescentou que a aliança nuclear que dará 50% de participação a cada uma das empresas terá uma participação do governo em ações preferenciais com poder de veto e outros direitos de governança sobre questões relacionadas à segurança e tecnologia de usinas nucleares.

SIEMENS NA DISPUTA

O conselho da Alstom terá de escolher até segunda-feira (23) entre a oferta da General Electric pelo seu braço de energia e a proposta rival da Siemens e da japonesa Mitsubishi Heavy Industries (MHI).

As duas ofertas são de naturezas diferentes: enquanto a Siemens levaria apenas o braço de turbinas a gás da Alstom e a MHI levaria participações minoritárias em outras atividades de energia, a GE quer toda a unidade de energia da Alstom –que inclui energia térmica, energia renovável e unidades de redes, responsáveis por 70% de sua receita.


Endereço da página: