Folha de S. Paulo


Crise na GM aumenta com recall de mais 3 milhões de veículos

A General Motors anunciou nesta segunda-feira (16) um recall de mais 3 milhões de automóveis devido a problemas na chave da ignição, quase dobrando o número de veículos com problemas em uma crise que afeta este ano a montadora e a nova presidente-executiva Marry Barra.

A GM informou o recall de 3,36 milhões de carros de médio e grande porte globalmente com problemas na ignição que pode sair da posição de "ligado", podendo potencialmente afetar o motor, os freios e os air bags.

O problema na chave é semelhante ao defeito ligado a ao menos 13 mortes anteriormente, em um recall de 2,6 milhões de veículos Cobalts da Chevrolet e outros carros menores.

John F. Martin - 17.abr.2014/Reuters
Funcionário de uma revendedora faz serviço de recall em um Chevrolet Cobalt em Michigan, nos EUA
Funcionário de uma revendedora faz serviço de recall em um Chevrolet Cobalt em Michigan, nos EUA

RESPOSTA LENTA

Os engenheiros da GM notaram o problema no Cobalt mais de uma década atrás, e a lenta resposta da GM ao problema levou a investigações pela companhia, pelo Congresso norte-americano e por agências federais.

A fabricante disse nesta segunda-feira que substituirá ou consertará as chaves de ignição para eliminar uma fenda no final da chave. A fenda permite que a chave vire para o lado e empurre a ignição para for a da posição de ligado.

O mais novo recall inclui Buick LaCrosse, Chevrolet Impala, Cadillac DeVille e diversos outros modelos, apesar de apenas o Impala estar atualmente em produção. O recall envolve modelos de 2000 a 2014.


Endereço da página: