Folha de S. Paulo


Votorantim e BB lançam fundo de infraestrutura sem IR na Bolsa

O Banco do Brasil e o Banco Votorantim lançam amanhã na Bolsa de Valores de São Paulo o primeiro fundo de investimento em projetos de infraestrutura listado no pregão.

Esperado pelo mercado desde 2011, o fundo terá a vantagem de ser isento da cobrança de Imposto de Renda, como incentivo para o aplicador a assumir o risco dos projetos.

Como será listado na Bolsa, em tese poderá ser comprado e vendido com facilidade pelos investidores, como se fosse uma ação. Também será um produto de alta transparência, atendendo os requisitos de governança tanto da Bolsa quanto da CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

Uma das desvantagens, comentadas pelo mercado, é que as cotas desse fundo deverão ser vendidas rapidamente e não ficará disponível para os investidores que chegarem mais tarde, como acontece com os fundos imobiliários listados na Bolsa. Isso porque poucos desses investidores que compram o produto devem vendê-lo depois no pregão, impossibilitando a entrada de novos cotistas.

Essa baixa liquidez na Bolsa impede ainda que o mercado forme um preço justo, de acordo com a oferta e a procura pelas cotas.

O fundo aplicará em debêntures (títulos de dívidas privadas) de projetos de energia, transporte, água, saneamento e irrigação.

Os coordenadores da oferta são o Votorantim e BB Investimentos. A gestão do fundo será da Votorantim Asset e a administração da BB DTVM, maior gestora de investimentos do país. (TONI SCIARRETTA)


Endereço da página: