Folha de S. Paulo


Veja quem são os 17 milhões de brasileiros que não estão à procura de emprego

Em abril, 17 milhões de pessoas responderam ao IBGE que não gostariam de trabalhar -número 5,7% maior do que o apurado no mesmo período de 2013.

O baixo interesse desses brasileiros por um emprego formal é uma das explicações para a pequena taxa de desemprego, de 4,9% em abril.

Quem são os brasileiros que preferem não estar no mercado de trabalho? E por que fazem essa escolha?

Segundo Walter Silveira, analista do IBGE, idosos que contam com a aposentadoria e jovens de até 24 anos, que estão mais dedicados à qualificação profissional, são a maioria desse contingente.

Mulheres que não chefiam a família também têm participação relevante no total.

"Os mercados que ainda estão em expansão, como o da construção civil, empregam homens, majoritariamente", diz o analista.

Ele também lembra casos de mulheres que preferem ficar em casa por não encontrar remuneração adequada. "Às vezes, o salário não compensa gastos adicionais que ela terá ao sair de casa."

Mas há mães que, em situação financeira mais confortável, escolhem ficar um período sem emprego para se dedicar só aos filhos.

*

Artur Szpak, 28, Recife
O engenheiro eletrônico decidiu não trabalhar para se dedicar aos estudos. Depois da especialização, emendou um mestrado. Formou-se em 2011 e nunca trabalhou. "O mestrado é minha ferramenta para chegar a concursos ou ao mercado." Hoje, ele vive com a família e não tem despesas.

*

Mileide Santana Santos, 21, Salvador
Deixou o trabalho de doméstica para cuidar do filho de 11 meses. Antes de sair, tentou reduzir a jornada, mas não conseguiu. "O dinheiro faz falta. Mas, como não tenho ninguém para cuidar do meu filho, preferi deixar o trabalho." A família vive com a renda do marido -um salário mínimo.

*

Manoel Ourives, 73, e Leda Ourives, 63, Cuiabá
Após vinte anos como procurador do Estado de Mato Grosso, Manoel Ourives diz que seu trabalho agora é cuidar dos filhos e netos com a mulher, Leda. Ele se aposentou há sete anos e ajuda esporadicamente os dois filhos advogados.


Endereço da página:

Links no texto: