Folha de S. Paulo


Divisórias ajudam a criar e reservar ambientes em casa

Para quem precisa multiplicar e reservar espaços, divisórias alternativas à parede de alvenaria são uma opção.

Elas criam novos ambientes, decoram, fragmentam cômodos e, em geral, têm a instalação mais fácil e limpa do que a das paredes tradicionais, de bloco e cimento.

IMÓVEL SOB MEDIDA

Entre os materiais que podem ser usados, estão madeira, cerâmica, alumínio, vidro e "drywall" (gesso acartonado). O tamanho do imóvel é o primeiro ponto a ser considerado na hora de repartir.

Casas e apartamentos pequenos (cerca de 50 m² ou 60 m²) merecem atenção redobrada na escolha do tipo de divisória. A dica é optar por materiais que não fechem o ambiente e que tenham certa transparência.

Entre os recursos estão os elementos vazados. "Muxarabis [recurso árabe telado], cobogós [espécie de blocos vazados] e madeira ripada são opções que dividem e, ao mesmo tempo, deixam a luz e o vento entrar", diz a arquiteta Cilene Monteiro Lupi.

O vidro também é uma opção moderna e versátil para pequenas metragens. Nele, é possível criar estampas jateadas, adesivar ou recorrer às versões coloridas, cuidando para não bloquear a luz.

Imóveis na casa dos 80 m² podem receber divisórias mais definidas, como "drywall". Além de criar ambientes, é mais fino do que as paredes convencionais e sua instalação é seca –sem sujeira.

"As divisórias de 'drywall' são versáteis, removíveis e tão resistentes quanto às paredes de alvenaria", diz a arquiteta Erica Salgueiro.
marcenaria

A marcenaria é outra aliada. "Dá para dividir cômodos e integrá-los com painéis ou portas de correr. Os preços variam conforme o acabamento. Divisórias de madeira maciça são mais caras", diz Salgueiro.

Ainda é possível aproveitar espaços que ficariam vazios, criando prateleiras ou base para peças de decoração e vasos. "O preço é outra vantagem em relação a materiais que cumpririam o mesmo papel, como o vidro", diz Lupi.

Para portas de correr (de diversos materiais), é necessário pensar na instalação dos trilhos. Nos projetos atuais, eles têm sido embutidos nos forros de gesso, liberando o piso de um degrau.

Quem quiser evitar reforma pode usar a própria mobília para separar e criar novos ambientes. Estantes, biombos e até mesmo vasos de plantas cumprem o papel de ampliar as funções da casa.


Endereço da página:

Links no texto: