Folha de S. Paulo


GM convoca quase 3 milhões de veículos em nova etapa de recall nos EUA

A General Motors anunciou nesta quinta-feira (15) uma nova etapa de recalls nos EUA para convocar quase 3 milhões de proprietários de veículos que podem sofrer com falhas técnicas.

As cinco campanhas envolvem uma série de defeitos e se concentram principalmente em modelos fabricados na última década em fábricas americanas, entre eles o Malibu, Pontiac G6, Saturn Aura e Corvette, além de outros.

Do total das unidades afetadas, mais de 2,7 milhões foram vendidos nos EUA, mais de 200 mil no Canadá, 1.200 no México e outros 76 mil foram exportados para outros países.

A GM do Brasil informou que está levantando se o chamado afeta modelos no Brasil. "Caso a GM do Brasil tenha importado diretamente, e comercializado no país veículos entre aqueles envolvidos nesta campanha, adotaremos todas as medidas para imediata informação às autoridades, aos nossos consumidores e à imprensa", informou em comunicado.

A companhia vem tentando superar uma onda de ataques da opinião pública após a demora em anunciar recall devido a problemas na ignição apurados nos EUA. A falha causava desligamento do motor e afetava o funcionamento do airbag. Ao menos 13 mortes foram relacionadas à questão nos EUA.

O caso obrigou a companhia a mudar de postura e convocar uma série de campanhas para reverter outras possíveis falhas identificadas em seus modelos. Desde fevereiro, cerca de 10 milhões de proprietários de veículos já foram convocados para fazer o reparo nos veículos.

Segundo a GM, a campanha anunciada nesta quinta-feira é resultado da maior atenção dada aos problemas de segurança dentro da companhia. "Redobramos os esforços para identificar e resolver revisões durante o processo", afirmo o diretor de segurança da GM, Jeff Boyer.

A crise já gerou uma série de processos contra a empresa e forçou a presidente da GM, Mary Barra, a pedir desculpas pelo atraso em convocar as campanhas.


Endereço da página: