Folha de S. Paulo


Com juros altos, poupança rende mais que a inflação

Os investidores que aplicam na poupança tiveram, em abril, um rendimento maior do que a inflação no período de 12 meses.

O ganho maior vale tanto para os depósitos feitos até 3 de maio de 2012, na antiga poupança, quanto para os valores depositados na caderneta a partir de 4 de maio de 2012, na chamada nova poupança.

Enquanto a inflação do período medida pela IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) ficou em 6,28%, o ganho da nova poupança foi de 6,4%. Já o rendimento da caderneta antiga foi um pouco maior, em 6,62%, de acordo com cálculos do professor José Dutra Vieira Sobrinho.

Para ele, esse bom desempenho da caderneta mostra porque a aplicação é a preferida dos brasileiros. "É um investimento seguro, de baixo risco, que vem, de forma geral, batendo a inflação. Por isso é tão difícil o brasileiro com renda menor, que não está acostumado ao mercado financeiro, mudar de investimento", diz.

OPÇÕES

O professor lembra que, com a Selic (taxa básica de juros da economia) em 11% ao ano, há outras opções de investimento que podem trazer ganho maior, como é o caso dos fundos de renda fixa.

"No entanto, é preciso lembrar que esse rendimento maior é para fundos com taxa de administração de 1%. Se a taxa for de 2%, já não compensa", afirma.

De forma geral, as taxas menores nos fundos de renda fixa só costumam ser oferecidas para quem tem valores acima de R$ 50 mil para investir.

*

ENTENDA AS REGRAS

  • Poupança antiga (depósitos feitos até 3 de maio de 2012) - O rendimento é sempre de 0,5% ao mês mais TR (Taxa Referencial)
  • Nova poupança (depósitos feitos a partir de 4 de maio de 2012) - Há duas regras:

1. Se a Selic estiver acima de 8,5% ao ano: 0,5% ao mês mais TR
2. Se a Selic estiver abaixo de 8,5% ao ano: rendimento de 70% da Selic mais TR

CONFIRA OS GANHOS EM 12 MESES (de maio de 2013 a abril deste ano)

  • Poupança antiga (depósitos feitos até 3 de maio de 2012) - Rendimento de 6,62%
  • Nova poupança (depósitos feitos a partir de 4 de maio de 2012) - Rendimento de 6,4%

Endereço da página: