Folha de S. Paulo


Preocupado com a saúde, consumidor muda preferências no supermercado

A preocupação com a saúde e bem-estar também muda os hábitos do consumidor nos supermercados. Refrigerante, cigarro, cerveja e açúcar aparecem entre os itens de maior retração nas vendas no ano passado, dando espaço a suco de frutas pronto, azeite e iogurte, entre outros produtos.

Os dados constam em pesquisa da Nielsen, apresentada pela Apas (Associação Paulista dos Supermercados) durante a abertura da feira do varejo de alimentação que leva o nome da entidade.

"As categorias de maior retração mostram claramente a busca pela saudabilidade por parte do consumidor", disse João Galassi, presidente da entidade.

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DESEMPENHO DAS DEZ PRINCIPAIS CATEGORIAS

  • Categorias de maior crescimento
Produtos Variação, em %
Óleo e azeite 8,3
Suco de frutas pronto 12,9
Sabão e detergente para roupa 6,4
Chocolate 3,7
Amaciante de roupas 8,2
Desodorante 5,5
Papel higiênico 2,9
Leite fermentado 12
Iogurte 2
Salgadinho para aperitivos 2,6
  • Categorias de maior retração
Produtos Variação, em %
Refrigerante -4,3
Cigarro -8,2
Cerveja -1,9
Açúcar -9,1
Bebida a base de soja -20,5
Carnes congeladas -2,6
Farinha de trigo -7,1
Sabão em barra -8,8
Álcool -15,2
Leite asséptico -0,5

Fonte: Nielsen; as categorias são elencadas de acordo com o volume ponderado de vendas, que leva em conta a variação do volume e também a importância de cada uma delas

INFLAÇÃO

A inflação e o elevado nível de endividamento também mudaram os hábitos do consumidor, que passou a planejar mais as suas compras para não retirar do carrinho produtos que foram incluídos no período de alta da renda, mostra reportagem de hoje da Folha.

Editoria de Arte/Folhapress

Fazer compra do mês, buscar embalagens econômicas e marcas mais baratas são práticas que têm se tornado mais comuns.

"A prioridade do consumidor é manter o seu bem-estar. Para isso, ele pode mudar alguns hábitos", diz João Galassi, presidente da Apas.

Ele ressalta, porém, que o cliente ainda não precisou abrir mão de nenhum item por causa da inflação nos supermercados, que deve ficar em 7% neste ano, segundo previsão da própria entidade.

O número de viagens aos pontos de venda, por exemplo, caiu de 170, em 2012, para 156 no ano passado, segundo pesquisa da Kantar Worldpanel apresentada ontem.

A redução dos canais está relacionada com a priorização das compras: 72% das idas aos supermercados destinam-se à compra do mês ou à reposição de itens básicos.

A menor frequência e a busca por uma boa relação custo-benefício também mudam o planejamento de fabricantes. De acordo com pesquisa da Nielsen, as opções de embalagens econômicas tiveram um aumento de 60% nas 20 categorias com maior valor de vendas. É o caso de papel higiênico, sabão em pó e cerveja, por exemplo.


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