Folha de S. Paulo


Feirão da Casa Própria começa hoje em São Paulo com 147 mil imóveis

Começa hoje e vai até depois de amanhã o 10º Feirão da Casa Própria da Caixa Econômica Federal, que oferece 147 mil imóveis na região metropolitana de São Paulo (que inclui a capital) e na Baixada Santista.

São 33 mil unidades novas ou na planta e 114 mil usadas.

Quem contratar um financiamento imobiliário no Feirão, ou até 31 de julho, começará a pagar as prestações somente em janeiro de 2015.

Apesar de o evento priorizar imóveis de padrão médio, em São Paulo serão oferecidas 17 mil unidades dentro do programa Minha Casa, Minha Vida (com valores de até R$ 190 mil na capital) e também unidades milionárias, como um apartamento no Alto de Pinheiros (zona oeste de SP) à venda por R$ 5,6 milhões.

Neste ano, participam do evento 83 construtoras e 57 imobiliárias.

CRÉDITO

Quem ainda não sente que é hora de contratar um crédito imobiliário pode comprar um imóvel na planta, que permite o parcelamento da entrada e exige o financiamento apenas quando as obras estiverem prontas.

Também é possível conseguir, na Caixa, uma carta de crédito –documento que facilita a negociação para a compra de um imóvel usado, informando o valor que é possível financiar e qual deve ser a quantia paga de entrada.

Para obter um financiamento imobiliário, é preciso que o valor da parcela mensal não ultrapasse o equivalente a 30% da renda bruta mensal familiar.

Editoria de Arte

COMPRA POR IMPULSO

"A crítica que fazemos ao evento é que ele estimula a compra por impulso", afirma Leandro Pacífico, presidente da ABMH (Associação Brasileira dos Mutuários da Habitação).

"O interessado faz, em um único fim de semana, dois dos contratos mais importantes da vida dele –um de compra e outro de financiamento. Precisamos destacar que o financiamento é uma dívida longa, de 30 ou 35 anos, e que demanda cautela."

Apesar do grande número de ofertas, a recomendação é que o interessado em um imóvel apenas inicie as negociações durante o feirão –efetuando o pagamento e a assinatura de contratos posteriormente.

Pacífico destaca que outro ponto importante é ler atentamente os contratos antes de assinar e, em caso de dúvida, consultar um advogado.

Na capital, o Feirão acontece no Parque de Exposições Anhembi (av. Olavo Fontoura, 1.209) e terá transporte gratuito da estação Tietê do metrô (linha 1-azul).

O evento ocorre também em outras 12 cidades, com oferta de cerca de 300 mil imóveis no país.

Entre os dias 16 e 18, será realizado em Brasília (DF), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA).

E, entre 23 e 25, em Campinas (SP), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS) e Uberlândia (MG). (ANA MAGALHÃES)

editoria de arte/folhapress

Endereço da página: