Folha de S. Paulo


GM diz ter distribuído milhares de kits de reparação para megarecall nos EUA

A General Motors dos Estados Unidos informou nesta quarta-feira (23) que distribuiu a concessionárias locais milhares de kits para substituir ou reparar os sistemas de ignição defeituosos dos carros envolvidos em um megarecall. Ao menos 13 pessoas morreram em consequência do problema, que afeta modelos produzidos de 2003 a 2007.

O componente defeituoso pode fazer o motor do veículo parar de funcionar repentinamente, impedindo a abertura dos airbags em caso de acidente e o correto funcionamento da direção hidráulica e dos freios, por exemplo.

As oficinas confirmaram ter recebido os componentes e disseram que já estão realizando os consertos.

A montadora também anunciou que cartas foram enviadas na semana passada para cerca de 1,4 milhão de proprietários de veículos afetados, alertando-os a contatar oficinas autorizadas para agendar o reparo, que deve levar cerca de 90 minutos.

De acordo com a fabricante, os proprietários de modelos mais novos (feitos de 2008 a 2011) sujeitos ao recall receberão o comunicado no início de maio, confirmando sua inclusão no procedimento. Outra carta será enviada em seguida para alertá-los sobre quando os componentes estarão disponíveis. Ao todo, 2,6 milhões de veículos estão envolvidos.

A GM está sendo investigada por agências de segurança dos EUA, pelo Congresso e pelo Departamento de Justiça norte-americano. O motivo é o fato de a empresa não ter identificado o defeito em mais de uma década.

A companhia não divulgou detalhes sobre quantos componentes foram distribuídos, mas afirmou que os kits contêm chaves de ignição, cilindros de ignição e conjuntos de chaves.


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