Folha de S. Paulo


Netflix divulga carta criticando aquisição da Time Warner Cable pela Comcast

A Netflix divulgou hoje uma carta em que critica a aquisição por mais de US$ 40 bilhões da Time Warner Cable pela Comcast, citando receio de que o negócio dê à Comcast controle exagerado sobre o mercado.

A Netflix é a primeira grande companhia do setor a se opor publicamente à compra. Outras companhias já haviam ventilado sinais de insatisfação discretamente, mas nenhuma das grandes operadoras havia se manifestado publicamente sobre o assunto.

Em uma carta aos acionistas, Reed Hastings, executivo-chefe e fundador da Netflix, afirmou que, caso a fusão seja aprovada, a nova companhia terá acesso a mais de 60% dos domicílios com banda larga, e que a maioria deles terá apenas a Comcast como opção de banda larga de alta velocidade.

"A nova empresa, combinada, possuirá ainda mais recursos anticompetitivos para cobrar taxas de acesso a seus clientes."

A carta de Hastings não é sua primeira manifestação contra os concorrentes. O executivo já acusou a Comcast e outros grandes provedores de internet de usar suas posições de mercado para impor taxas de acesso a suas redes, prejudicando a capacidade de provedores de vídeo on-line de oferecerem serviços de qualidade.

O acordo ainda deve enfrentar uma grande batalha regulatória. A Comcast é a maior operadora de TV a cabo dos Estados Unidos, com 53 milhões de assinaturas de TV e internet e valor de mercado de US$ 144,5 bilhões. A Time Warner Cable tem 15 milhões de consumidores e capitalização de mercado de US$ 37,6 bilhões.

RESULTADOS

No mesmo dia em que divulgou seu lucro, a companhia anunciou que pretende aumentar a taxa mensal em US$ 1 ou US$ 2 para novos clientes. O acréscimo, segundo a Netflix, ajudará a companhia a comprar mais filmes e séries e a melhorar a qualidade do seu serviço.

A Netflix teve lucro acima das expectativas de Wall Street para o trimestre encerrado em março, impulsionado pela adição de 2,25 milhões de clientes para seu serviço de exibição de filmes e programas de TV nos Estados Unidos.

O lucro líquido do trimestre foi de US$ 53 milhões, informou a empresa, em um aumento ante os US$ 3 milhões há um ano.

As ações da empresa saltaram 6,2%, para US$ 370,10, nas negociações after-market, ante o fechamento mais cedo em US$ 348,49 na Nasdaq.

No final de março, a Netflix informou que tinha 35,7 milhões de assinantes de seu serviço de streaming nos Estados Unidos. Nos mercados internacionais, a sua base de clientes atingiu 12,7 milhões, um ganho de 1,8 milhão durante o trimestre.


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