Folha de S. Paulo


Pessoas criativas podem fracassar no setor de franquias

Investir em franquias pode ser uma maneira mais segura para empresários de primeira viagem ou para pessoas que têm pouco conhecimento de gestão e administração. Mas empreendedores natos ou pessoas muito criativas podem não aguentar seguir a lógica do setor, em que a tônica é replicar um modelo de negócios já testado.

Personalidade de empresário deve ser avaliada na compra de franquia

Lyana Bittencourt, diretora do Grupo Bittencourt, que presta consultoria para o setor, diz que esse último perfil de empresário é facilmente percebido nos treinamentos oferecidos por franqueadores. "É aquela pessoa que discorda da cor do logotipo ou quer alterar estruturas."

Ela afirma que, para ter sucesso, não necessariamente o franqueado tem que ter estudado negócios ou tem que ter experiência.

A dedicação e a persistência são a chave do êxito, afirma Bittencourt. "Uma boa franqueadora ensina muito", completa.


Endereço da página:

Links no texto: