Folha de S. Paulo


Funcionários do IBGE vão fazer paralisação nesta quarta-feira

Funcionários do núcleo de pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) farão um dia de paralisação nesta quarta-feira (16), e um ato às 10h em frente ao prédio da diretoria de pesquisa, na avenida Chile, centro do Rio.

Diretora do Assibge (Sindicato Nacional dos Trabalhadores em Fundações Públicas Federais de Geografia e Estatísticas), Ana Magni disse que "há um sentimento de indignação" na categoria devido a suspensão da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua).

Ela ressaltou que 45 técnicos do núcleo de pesquisa expressaram, por meio de nota, seu descontentamento com o fato, e reforçaram que não havia necessidade de suspensão da divulgação da Pnad, como decidiu a diretoria executiva do IBGE há cinco dias.

Também estão previstos atos coordenados pelo sindicato em outras sedes do IBGE pelo Brasil.

A Diretoria de Pesquisas era comandada por Marcia Quintslr, que pediu exoneração por não concordar com a decisão de adiar a divulgação da Pnad Contínua apenas para 6 de janeiro de 2015.

A ex-coordenadora-geral da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence) Denise Britz do Nascimento Silva também acabou pedindo exoneração.

ENTENDA O CASO

A crise começou com o anúncio da presidente do instituto, Wasmália Bivar, quinta-feira passada (10), de que a Pnad Contínua ficaria suspensa para que se aprimorasse a metodologia de cálculo da renda domiciliar per capita, de forma a atender as exigências previstas na Lei Complementar nº 143/2013.

De acordo com a legislação, o indicador passa a servir como base para o rateio do Fundo de Participação dos Estados (FPE).

editoria de arte/folhapress

Endereço da página: