Uma propaganda da cervejaria Colorado, de Ribeirão Preto, lançada na internet, causou polêmica ao mostrar uma mulher com pelo nas axilas –traduzido em forma de urso, símbolo da marca.
O vídeo promove uma cerveja especial para a Copa do Mundo no Brasil em homenagem à seleção francesa na Copa. Ribeirão será subsede do mundial e vai abrigar a seleção francesa.
Nele, a cervejaria apresenta uma "brasileira com um toque francês". A propaganda, lançada na segunda-feira, alcançou ontem 29.500 visualizações.
Nas redes sociais, a Colorado foi acusada de machismo e de estereotipar culturas e gêneros. "Esperava, como uma fiel cliente da Colorado, ver a mulher retratada como consumidora da cerveja e não como objeto", disse uma consumidora na internet.
A cervejaria também foi criticada por utilizar uma "velha tática" das marcas de cerveja ao usar mulheres para promover o produto.
Após a polêmica, a cervejaria divulgou uma carta aberta aos consumidores em que diz esperar que o "bom humor" prevaleça e que a intenção do vídeo era apostar na criatividade e irreverência.
'CRÍTICA AO TRADICIONAL'
"A mulher que construímos para o vídeo é forte, linda e disposta a provocar os franceses. Ela personifica uma brincadeira com uma conquista muito importante das mulheres", diz a carta, em referência ao movimento feminista da década de 70.
Responsável pela peça publicitária, Rodrigo Leão disse que o vídeo é uma crítica às propagandas tradicionais de cerveja.
"Nenhuma cerveja industrial teria coragem de botar uma moça peludona no seu comercial porque eles tentam a analogia simplória entre o prazer do sexo e da bebida", disse o publicitário.
"Os machões da cerveja industrial tem medo de uma mulher independente que não se depila", afirmou.
Apesar da polêmica, a Colorado disse que não tem intenção em tirar o vídeo da internet e inclusive planeja uma nova peça publicitária que seria a "resposta" dos franceses à provocação.
CERVEJA
A cervejaria de Ribeirão Preto desenvolveu uma receita especial para homenagear a seleção francesa, que se hospedará na cidade.
Com o nome de Allez Les Bleus –expressão usada pela torcida francesa para estimular a seleção– o rótulo é uma variação da Cauim, cerveja que leva farinha de mandioca e é o maior sucesso da cervejaria.
Para adaptar a receita ao gosto dos franceses, foram acrescidos lúpulos da região da Alsácia para conferir um aroma floral e amargor mais acentuado.
Veja o comercial da Colorado: