Folha de S. Paulo


Duto de plataforma da Petrobras afunda em acidente

A Petrobras informou nesta sexta-feira (4) que, no último dia 16 de março, durante o processo de colocação do primeiro de um dos dois oleodutos definitivos de escoamento de petróleo da plataforma P-55, instalada no campo de Roncador, na Bacia de Campos, ocorreu um acidente que impediu a realização do serviço.

Houve o rompimento de um cabo de aço interligado ao guincho da embarcação que lançava o duto. Com isso, parte da tubulação caiu no solo marinho a cerca de 1.800 metros de profundidade e se perdeu definitivamente, sem a possibilidade de ser reaproveitada. O navio que realizava o serviço é da empresa italiana Saipem, contratada pela Petrobras.

Segundo a estatal, os dutos danificados foram substituídos por outros disponíveis em estoque e adquiridos para o lançamento do segundo oleoduto da P-55. A previsão é que a primeira parte do serviço ocorra ainda neste mês, com a instalação do primeiro duto. Ao todo, o tubo tinha 2,3 km.

A Petrobras informa, porém, que está em processo a aquisição de novos dutos para que sejam repostos os que estavam destinados ao segundo oleoduto. "Não haverá impacto na instalação do segundo oleoduto, que já estava programada para o segundo semestre de 2014", diz a empresa, em nota.

Na fase atual do projeto, o escoamento de petróleo é realizado por oleoduto já instalado em outra plataforma, a P-54, como originalmente previsto, de acordo com a estatal. "Esse duto será substituído quando forem instalados os dois oleodutos definitivos."

A Petrobras assegura que, apesar do acidente, "não há impacto na produção do campo de Roncador". A plataforma P-55 entrou em operação em dezembro de 2013 e todos os poços do sistema entrarão em produção ainda em 2014. A capacidade total da unidade é de 180 mil barris/dia. A Petrobras não informou o volume atual de extração de óleo.


Endereço da página: