Folha de S. Paulo


Indústria segue em alta e cresce 0,4% em fevereiro

A produção da indústria em fevereiro cresceu 0,4% e ficou em linha com as projeções, segundo dados divulgados pelo IBGE nesta quarta-feira (2).

O resultado mantém a tendência de melhora de janeiro, quando o setor registrou expansão de 3,8%, após um resultado ruim em dezembro. Analistas previam um crescimento da ordem de 0,5% da indústria de janeiro para fevereiro. O dado de janeiro foi revisado para cima —originalmente, a alta havia sido menor, de 2,9%.

Em fevereiro, o setor registrou ainda alta de 5% ante igual mês de 2013, acumulando expansão de 1,3% neste ano. Já em 12 meses encerrados em fevereiro, a taxa é positiva em 1,1%.

Um ajuste do setor afim de recompor estoque é um dos motivos de impulso à produção, que só não deslancha porque travas tidas como importantes persistem. Dentre elas, estão os juros em alta, o crédito mais caro e restrito e as dúvidas em relação ao mercado de trabalho, que já aponta para uma desaceleração da renda e do emprego.

Com esse cenário, o consumo é afetado e a confiança dos empresários se mantém em níveis historicamente baixos.

SETORES

De janeiro para fevereiro, os setores que ajudaram a turbinar o desempenho da indústria foram os de veículos (7%), equipamentos médicos e hospitalares (17,6%), bebidas (5,1%) e alimentos (1,4%). Já as quedas de destaque ficaram com farmacêutica (9,7%) e produtos químicos (3,1%).

Os dados do IBGE mostram um crescimento disseminado pelos diversos segmentos, com alta em 19 dos 27 setores pesquisados.


Endereço da página: