Folha de S. Paulo


Em novo negócio, roqueiros do Kiss lançam time de futebol americano indoor

Os roqueiros Gene Simmons e Paul Stanley, da banda Kiss, limparam a pintura do rosto e apresentaram na segunda-feira seu time de futebol americano indoor, prometendo unir o esporte com o visual pirotécnico dos seus shows.

Sentados em frente ao ginásio Honda Center, em Anaheim (Califórnia), os dois sexagenários se mantiveram fiéis ao seu estilo confiante e bravateiro, ao divulgarem os planos para dar mais visibilidade no sul da Califórnia a esse estilo de futebol americano, onde o campo é menor e as pontuações são maiores.

"Não competimos com ninguém, estabelecemos nosso próprio caminho", disse Stanley aos jornalistas em frente ao ginásio, que recebe jogos do time de hóquei Anaheim Ducks e fica a poucos quilômetros do parque temático Disneyland.

O time LA Kiss representa a quarta tentativa de criação de um time do futebol americano "indoor" em Los Angeles ou na vizinha Anaheim desde o surgimento da liga, em 1987. O time estreia no sábado, em San Antonio (Texas).

Os jogos na arena californiana terão uma atmosfera carnavalesca, com elefantes, engolidores de fogo, equilibristas, anões e dançarinas sensuais.

"Somos desbravadores, seja no rock and roll, ou agora no futebol", acrescentou Stanley, que, junto Simmons e dois outros investidores, adquiriu a franquia no ano passado. "Não há rivalidade, porque ninguém pode rivalizar conosco. Vamos nos afirmar e marcar nosso território."

A Liga de Futebol de Ginásio tem 14 times, e com a adesão do LA Kiss terá uma nova chance de popularizar o esporte no sul da Califórnia, segundo maior mercado esportivo dos EUA, que há 20 anos está sem um time na NFL (liga do futebol americano de campo).

O "futebol de salão" com bola oval acaba aproveitando jogadores que não emplacam carreiras de sucesso na NFL.

Simmons, de 64 anos, e Stanley, de 62, compõem metade do Kiss, um dos grupos de rock de maior sucesso nas últimas quatro décadas. O grupo é conhecido por suas maquiagens faciais em preto e branco, pelos trajes chamativos e por canções como o hino dançante "Rock and Roll All Nite" e a balada "Beth".

A banda Kiss é conhecida por lucrar com produtos licenciados com sua marca. Além de camisetas, brinquedos e material escolar, como cadernos e estojos, a banda já lançou cerveja, camisinha, lingerie e uma linha de bonecas Hello Kitty com o rosto pintado como os integrantes do grupo.

Até caixões já foram lançados inspirados na banda.

Outro roqueiro, Jon Bon Jovi, já foi dono de uma franquia do futebol americano indoor, o Philadelphia Soul.

IRON MAIDEN

Divulgação
O vocalista do Iron Maiden, Bruce Dickinson, exibe a cerveja Trooper; marca é ligada à banda
O vocalista do Iron Maiden, Bruce Dickinson, exibe a cerveja Trooper; marca é ligada à banda

O Iron Maiden é outra banda que aproveita seu sucesso para ganhar dinheiro com produtos. O vocalista Bruce Dickinson aproveitou o show no Rock in Rio, em setembro de 2013, para promover a cerveja Trooper, cujo rótulo traz a imagem da capa do compacto homônimo lançado pelo grupo em 1983.

O grupo faz parte de um grupo de bandas-marca, com um esquema profissional de relacionamento com fãs e licenciamento de produtos. Também entram, além do Kiss, Metallica, AC/DC, e U2.

AC/DC, Motorhead, Pearl Jam e Sepultura também têm suas próprias cervejas. Até a banda brasileira de rock Ratos do Porão, liderada por João Gordo, já lançou sua própria marca da bebida.

João Gordo, aliás, diz ter se inspirado no Kiss. Afirma que ouviu de um dos integrantes que, se não ganhar dinheiro com sua marca, outra pessoa o fará.

Com reportagem de São Paulo


Endereço da página:

Links no texto: