Folha de S. Paulo


Com crise de energia, Petrobras liga 100% das térmicas

Diante do consumo recorde de energia e da falta de chuvas nos reservatórios das hidrelétricas, a Petrobras está com 100% de sua capacidade de geração de energia termelétrica em uso, segundo a presidente da companhia, Graça Foster.

De todo o gás produzido pela estatal, 52% está sendo destinados à geração térmica.

"Estamos atendendo a toda a necessidade do ONS [Operador Nacional do Sistema Elétrico]", disse Foster, durante apresentação do balanço da companhia e do plano de negócios da empresa.

Para tal, a Petrobras ampliou a importação de gás e opera com a plena capacidade os três terminais de regaseificação de gás (Rio, Bahia e Ceará) e aumentou as compras de gás da Bolívia, com um adicional de 2 milhões de metros cúbicos/dia.

A executiva não mencionou o custo dessas importações, mas certamente elas são onerosas à estatal, ainda mais num período que em a companhia tem de gastar mais com a importação de combustíveis para atender a um mercado também crescente.

CONSUMO CRESCENTE

Segundo a Petrobras, o consumo de combustíveis cresceu 6% em 2013 e as necessidades de importações não foram maiores porque as refinarias estão operando praticamente a plena capacidade.

Em 2013, o uso das refinarias variou de 93% a 97% da capacidade, o que mitigou a necessidade aumentar ainda mais as importações. "Nossa refinarias tiveram um desempenho excelente."

Mesmo próximas do limite, a previsão da Petrobras é ampliar a produção doméstica de combustíveis em 1%, para 2,175 milhões de barris/dia.

O desempenho positivo, porém, não se repetiu na produção de petróleo bruto, que caiu 2,5% em 2013.

Os principais motivos da queda, diz Foster, foram os atrasos de até quatro meses na entrada em operação de duas plataformas. "Mas esses são problemas superados."


Endereço da página: