Folha de S. Paulo


Ministra do Planejamento chama Dilma de "Presidenta Lula"

Ao comentar sobre a contenção de custeios necessária para cumprir a meta fiscal do ano anunciada nesta quinta-feira (20), a ministra Miriam Belchior (Planejamento) cometeu um ato falho e chamou a presidente Dilma Rousseff de "presidenta Lula".

"Fizemos proposta bastante enxuta para o ano, o final do primeiro mandato da presidenta Lula", disse a ministra. Ela só foi perceber o engano ao final de sua fala, quando o ministro Guido Mantega (Fazenda), a seu lado, avisou a colega.

"Você chamou a presidenta Dilma de presidenta Lula", disse o ministro a Miriam Belchior. Rindo, ela corrigiu: "Presidenta Dilma".

A ministra falou que o corte no orçamento de R$ 44 bilhões não deve afetar investimentos em áreas sociais, como educação e saúde. Segundo Belchior, serão mantidas as restrições à compra de veículos, reformas e aquisições de novos edifícios para órgãos federais.

Segundo Guido Mantega, as eleições deste ano - para presidente e governadores - não tiveram interferência nas negociações para fechar a meta fiscal.

"Ano eleitoral não pesou, se pesasse, teríamos um primário menor. Fizemos esforço de contenção de gastos e despesas olhando para a solidez das contas fiscais, o melhor caminho para reduzir inflação e garantir crescimento sustentável. Fizemos sem olhar para o ano eleitoral."

Alan Marques/Folhapress
Guido Mantega avisa Miriam Belchior que ela chamou a atual presidente do Brasil de
Guido Mantega avisa Miriam Belchior que ela chamou a atual presidente do Brasil de " Presidenta Lula"

Endereço da página: