Folha de S. Paulo


Taxa de desemprego em janeiro é a menor para o mês desde 2003

A taxa de desemprego ficou em 4,8% em janeiro, o mais baixo patamar para o mês desde 2003, informou o IBGE nesta quinta-feira (20). Em janeiro do ano passado, o percentual havia sido de 5,4%.

O dado –referente às regiões metropolitanas de Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre–, porém, é maior do que o observado em dezembro (4,3%), o que é normal para o último mês do ano. A taxa de dezembro é a menor já registrada em toda a série histórica.

A queda anual do desemprego não se deu em razão da criação de novos postos de trabalho, já que a ocupação caiu 0,9% frente a dezembro e ficou estável em relação a janeiro, e sim pela redução no número de pessoas procurando emprego.

Na comparação com janeiro de 2013, houve queda de 12,6% no total de pessoas desocupadas –o que abriu espaço para a queda da taxa de desemprego entre um ano e outro.

Na comparação entre dezembro e janeiro, o total de pessoas desocupadas cresceu 9,6%, o que geralmente ocorre nesse período diante da dispensa dos trabalhadores temporários de fim de ano.

O rendimento subiu 3,6% frente a janeiro de 2013 e teve alta modesta de 0,2% na comparação com dezembro.

Editoria de Arte/Folhapress

RESISTÊNCIA

O mercado de trabalho responde ainda positivamente apesar dos sinais de desaceleração da economia e se mantém aquecido, com baixa taxa de desemprego.

Tal fenômeno ocorre apesar da piora de fatores que influenciam o emprego, como os juros elevados, consumo em desaceleração, crédito restrito e mais caro e confiança de empresários reduzida.

Para analistas, a grande incógnita neste ano é se o mercado de trabalho seguirá aquecido, apesar das perspectivas de um crescimento mais fraco da economia em 2014.

O receio é que o emprego e mesmo o rendimento não se sustentem nesse cenário de esfriamento da economia, com previsão de expansão do PIB inferior a 2%.

DESEMPREGO EM JANEIRO, em %

BRASIL 4,82
Recife 7,4
Salvador 8
Belo Horizonte 3,82
Rio de Janeiro 3,61
São Paulo 5,02
Porto Alegre 2,82

Fonte: IBGE


Endereço da página:

Links no texto: