Folha de S. Paulo


Sony e Lenovo podem fazer sociedade em PCs, diz TV japonesa

A empresa japonesa Sony Corp e a empresa chinesa de tecnologia Lenovo Group estão em conversações para uma possível associação que assumiria a unidade de PCs Vaio Sony no exterior, disse a rede de TV japonesa NHK neste sábado (1º).

A Lenovo, líder mundial em PCs, vem de uma série de aquisições. Nesta semana, a chinesa comprou a unidade de smartphones da Motorola, que era de propriedade da Google, por US$ 2,91 bilhões.

Segundo a empresa, o negócio faz parte da estratégia para expandir sua presença no mercado de smartphones. "Seremos um participante forte no mercado de smartphones dos Estados Unidos e da América Latina", disse Wong Waiming, diretor financeiro da Lenovo, no anúncio da compra.

Na penúltima quinta-feira (23), a Lenovo anunciou que compraria a maior parte da divisão de servidores da IBM, em um negócio de US$ 2,3 bilhões. Em 2005, a chinesa comprou a ThinkPad, linha de laptops da IBM.

IMPRECISÃO

"A Sony continua a analisar várias opções para seus negócios de PCs, mas a reportagem da imprensa sobre uma possível aliança entre a Sony e a Lenovo para o seu setor de PCs é imprecisa", disse a empresa japonesa, em comunicado.

A Sony disse que pretende rever a sua estratégia de produtos e fabricação para a unidade Vaio, uma vez que está enfrentando queda na operação de PCs, atingida pela popularidade de smartphones e tablets.

A Sony, que vai divulgar resultados na próxima semana, já havia previsto que seus negócios com PCs terão prejuízo no ano fiscal que termina em março, mas sem revelar números.


Endereço da página: