Folha de S. Paulo


Petrobras informa não ter decisão sobre reajuste de combustíveis

Em comunicado divulgado no início da noite desta quarta-feira (15), a Petrobras afirmou que "não existe decisão para o aumento dos preços de gasolina e diesel".

O Ministério das Minas e Energia também soltou nota para dizer que a política de reajuste dos combustíveis "é privativa da Petrobras", que não tem fundamento a estimativa de aumento da gasolina e que "tema não foi tratado pelo governo federal".

No entanto, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, é também o presidente do Conselho de Administração da empresa, a quem a diretoria submeteu no ano passado, em razão do cargo, uma proposta para a política de reajuste de preços dos combustíveis.

Durante toda discussão sobre a política de reajuste, o governo federal teve participação decisiva e chegou a recusar uma fórmula de reajuste automático aprovada pela diretoria da estatal.

Em entrevista Folha em dezembro, a presidente da Petrobras, Graça Foster, havia dito ser "possível, pela metodologia, que nós possamos ter que praticar novos aumentos" em 2014.

O Ministério de Minas e Energia afirmou, ainda, que pedirá à CVM (Comissão de Valores Mobiliários) que investigue "o episódio" do vazamento da informação.


Endereço da página:

Links no texto: