Folha de S. Paulo


Saiba mais: veja como funciona o investimento direto em ações na Bolsa

Uma ação representa a menor parcela do capital de uma empresa. Ao comprar uma ação, o investidor se torna, na prática, sócio da empresa. As ações são negociadas na BM&FBovespa.

A ação pode ser ordinária, representada na Bolsa pela sigla ON, ou preferencial, com sigla PN.

Veja taxas e impostos envolvidos em cada aplicação

Ação ordinária dá ao investidor o direito de votar nas decisões da empresa, como a eleição da diretora. Já a preferencial não dá direito a voto, mas confere preferência no recebimento de dividendos (parcela do lucro da companhia distribuída aos acionistas).

Na Bolsa, o preço das ações varia ao longo do dia. O tamanho da valorização ou da desvalorização do papel em determinado momento reflete o ganho ou a perda que o acionista terá se vender a ação naquele instante.

OSCILAÇÃO DE PREÇO

O valor da ação pode cair em um dia e subir no outro, ou vice-versa. Assim, como não é possível estimar qual será a valorização ou a desvalorização do papel no momento da compra, esse tipo de investimento é chamado de renda variável.

É possível investir em ações por conta própria, desde que o interessado se cadastre em uma corretora. Essa empresa faz a intermediação do negócio e cobra taxas por esse serviço, como a de corretagem.

A corretora oferece, por exemplo, ajuda para escolher seus investimentos de acordo com o seu objetivo financeiro, suporte para entender o funcionamento da Bolsa e para serviços como o "home broker" (site para investir via internet) e relatórios de recomendação de ações.

O valor da taxa de corretagem varia de uma corretora para outra. O investidor pode e deve comparar e negociar para obter valores mais vantajosos. É possível consultar as que atendem pessoas físicas no site da Bolsa


Endereço da página:

Links no texto: