Folha de S. Paulo


Shell conclui aquisição de bloco da Petrobras na Bacia de Campos

A petroleira anglo-holandesa Shell concluiu nesta segunda-feira (30) a aquisição de fatia de 23% da Petrobras no bloco BC-10, na Bacia de Campos, por US$ 1 bilhão. A área abriga o projeto do Parque das Conchas. A informação foi divulgada pela companhia ao mercado.

Com as aprovações regulatórias obtidas, a Shell eleva sua participação operacional no bloco de 50% para 73%. No documento, a Shell lembra que exerceu seu direito de preferência para adquirir essa participação adicional no BC-10.

O direito de preferência foi exercido após a Petrobras ter recebido uma oferta da chinesa Sinochem pelos 35% da estatal no bloco, no valor de US$ 1,54 bilhão.

Assim como a Shell, a petroleira indiana ONGC, que tinha 15% de participação, também exerceu seu direito de preferência e deverá ter sua fatia ampliada para 27%.

PARQUE DAS CONCHAS

O Parque das Conchas entrou em operação em 2009 e produz, atualmente, cerca de 50 mil barris de óleo equivalente (BOE) por dia, somando os volumes de gás e petróleo.

A Fase 2 do projeto, que conectou o campo Argonauta Norte à plataforma FPSO Espírito Santo, entrou em operação em 1º de outubro, com um pico de produção esperado de 35 mil BOE por dia.

A decisão final de investimento para a Fase 3 do projeto foi tomada em julho e, uma vez em operação, deve chegar a um pico de produção de 28 mil BOE.


Endereço da página: