Folha de S. Paulo


Índice de confiança do consumidor recua 1% em dezembro

O temor de nova fase de elevação de preços voltou a piorar as perspectivas dos paulistanos para a economia nos próximos meses. O índice de confiança caiu 1% na comparação ao mês anterior, segundo dados da Fecomercio (federação do comércio de São Paulo).

Na comparação com o mesmo mês do ano passado, a queda é ainda mais expressiva: 15,6%.

O índice de confiança do consumidor é uma referência para a disposição dos brasileiros em comprar. Serve para balizar as decisões de investimento e formação de estoques do comércio.

Neste ano, as sondagens de confiança foram duramente afetadas pela inflação elevada e pelas manifestações de junho e julho, que contribuíram para pior a sensação de estabilidade no país.

O processo de recuperação da confiança foi interrompido em novembro, quando houve nova queda no indicador apurado pela Fecomércio.

Mesmo a melhora em relação à situação atual registrada em dezembro graças à injeção de recursos do 13º salário não foi suficiente para garantir uma elevação no indicador geral. O vilão foi o índice de expectativas, de perspectivas para os próximos meses.


Endereço da página: