Folha de S. Paulo


Jovem fatura R$ 500 mil por ano com blogueiras e 'looks do dia'

A empresa de Gabriel Campaner, 28, faturou R$ 500 mil neste ano dando assessoria tecnológica e de conteúdo a blogueiras de moda, famosas na internet por exibir seu "look do dia" para milhões de seguidores.

O negócio da gCampaner é fornecer estrutura tecnológica para as meninas –hoje, são 65– para que suas páginas não caiam quando há picos de acesso. Na semana do casamento da blogueira Lalá Rudge, uma das mais famosas "it girls" do momento, o blog recebeu 4 milhões de acessos.

Mulheres usam diários sobre a própria dieta para criar produtos
Marcas de cachaça de MG se unem para elevar vendas

Leonardo Soares/Folhapress
Gabriel Campaner pretende dobrar faturamento em 2014
Gabriel Campaner pretende dobrar faturamento em 2014

"Postamos silhuetas dela experimentando as roupas e, cinco horas depois do casamento, já tínhamos todas as fotos no ar. Enquanto ela estava na lua de mel, postamos o material que ela havia preparado", conta o empresário.

O mais recente pico de audiência entre suas clientes não envolveu roupas de grife, mas, sim, uma polêmica científica: a ex-apresentadora de TV Luisa Mell participou, em outubro, de um resgate de cães da raça beagle que eram usados como cobaias em testes farmacológicos. A saga rendeu 400 mil visitas em três dias.

A empresa também ensina como escrever textos usando palavras-chave que fazem a página ficar mais visível no Google. Nos blogs de maior audiência, Campaner participa da prospecção de anunciantes. E fica com 30% de comissão pelo serviço.

A aproximação de Campaner do universo dos blogs aconteceu quando ele trabalhava como coordenador de marketing da loja de roupas de luxo Daslu. Lá, aprimorou o site da companhia, fazendo transmissões ao vivo dos desfiles. Suas primeiras clientes foram funcionárias da Daslu.

Ele conta que tem como rotina abrir, pela manhã, os sites das suas clientes. Mas diz que, como "nerd", o que mais gosta de fazer é analisar dados de audiência.

"É muito interessante quando você consegue entender o comportamento das pessoas. Pegar um relatório de 1 milhão de 'page views' e entender quem são [os usuários]", conta.
Em 2014, ele espera dobrar a equipe (atualmente com sete pessoas) e o faturamento da empresa.


Endereço da página:

Links no texto: