Folha de S. Paulo


Aulas, eventos e festas grátis ajudam a atrair clientes fiéis

Pequenas empresas dos Estados Unidos estão oferecendo aulas ou promovendo eventos para atrair os curiosos, transformá-los em clientes e estabelecer relacionamentos duradouros.

A recessão forçou muitas companhias a encontrar novas maneiras de fazer com que suas marcas ressoem, diz Jeffrey Carr, professor de marketing e empreendedorismo na Escola Stern de Administração de Empresas.

Veja como administrar sua empresa de maneira mais profissional para 2014
Colocar 'ordem na casa' faz negócio ter mais oportunidades

Stuart Isett/The New York Times
Donos de destilaria dos EUA fazem festa em que clientes engarrafam uísque artesanal
Donos de destilaria dos EUA fazem festa em que clientes engarrafam uísque artesanal

"Você pode conectar uma marca a um produto", diz ele, "mas o 'branding' moderno se relaciona muito mais com o envolvimento emocional."

A Woodinville Whiskey Co., de Woodinville (Washington), realiza festas de engarrafamento, nas quais clientes engarrafam, rotulam, tampam e armazenam uísque em caixas. Os esforços deles são recompensados por uma camiseta que diz "equipe de engarrafamento", um desconto sobre qualquer coisa que comprem e um jantar.

A Woodinville é uma destilaria de pequeno porte fundada por Orlin Sorensen e Brett Carlile, que produz uísque artesanal. Com cem caixas de uísque a engarrafar por noite, os proprietários decidiram que envolveriam os clientes no ritual.

Agora, postam as datas das festas na página de Facebook da empresa com semanas de antecedência –o limite de participantes para cada noitada é de 16 convidados.

As festas criam conscientização sobre a marca e fidelidade. "Os clientes se tornam um pouco donos da marca –as mãos deles participaram da produção. Quando veem uma garrafa de nosso uísque em uma loja, se perguntam se aquela é uma das que engarrafaram."

Sorensen diz que seria mais barato e fácil comprar máquinas de embalagem e contratar pessoal para operá-las. "Mas perderíamos contato com nossos clientes", afirma o empresário.

Ben Cooley, proprietário da Bicycle Sport, em Charlotte (Carolina do Norte), optou por esse tipo de estratégia para reverter as quedas nas vendas de bicicletas para crianças. Ele começou a realizar eventos nos quais as ensina a andar de bicicleta.

"Cerca de 20 ou 30 pessoas vieram à loja dizendo ter participado do evento, e que agora precisavam comprar uma bicicleta para os filhos –e também bicicletas para eles", diz Cooley.

(Tradução de PAULO MIGLIACCI)


Endereço da página:

Links no texto: