Folha de S. Paulo


BMW produzirá cinco modelos em sua primeira fábrica no país

Além de carros da própria marca, a BMW revelou que irá produzir veículos da subsidiária Mini na fábrica que o grupo começou a erguer em Araquari (SC).

Serão feitos inicialmente cinco modelos. O primeiro será o sedã Serie 3, a partir de outubro de 2014. Meses depois entram os utilitários esportivos X1 e X3, além do hatch Serie 1. O jipinho Mini Coutryman, por sua vez, será nacionalizado só em 2015.

A produção local, porém, não deve trazer grandes vantagens ao consumidor. "Nossos preços já são competitivos", afirmou à Folha Arturo Piñeiro, presidente da BMW no Brasil.

Fruto de um investimento de cerca de R$ 1 bilhão, a fábrica tem capacidade para 32 mil unidades por ano, todas destinadas ao mercado local.

A marca também apresentou em Santa Catarina o seu primeiro carro flex, para mostrar seu esforço de adaptação ao gosto do brasileiro.

O sedã 320i Active Flex (R$ 129.950) é o primeiro veículo turbo com injeção direta bicombustível do mundo.

Em um segundo momento, a BMW pretende ampliar a sua gama de produtos nacionalizados. Um dos candidatos seria a nova geração do Mini Cooper, recém-apresentada no exterior.
O veículo é tido como a base de um provável modelo popular da marca, que estaria em estudo pela alemã.

Piñeira sinalizou que o produto poderia ser feito no país. "Acho que qualquer lançamento da BMW pode ser muito interessante para o Brasil."

Estudo da marca aponta que o mercado de automóveis de luxo no país irá mais do que dobrar de tamanho até o fim da década, passando das atuais 50 mil unidades anuais para cerca de 120 mil.

A BMW foi a primeira montadora de luxo a decidir pela fábrica nacional, na esteira do crescimento do mercado e das restrições impostas pelo governo aos importados.

O anúncio foi feito no início deste ano e foi seguido por uma série de investimentos de concorrentes.

Audi, Mercedes e Land Rover também produzirão carros no país.

Em campanha publicitária veiculada ontem, a empresa faz uma série de elogios ao Brasil e afirma discordar daqueles que questionam a capacidade do país.

"Nenhum país hoje no mundo pode escolher um caminho que não passe pelo Brasil. Nada mais natural do que a BMW estar aqui", diz o texto do anúncio.

Piñeiro minimizou as críticas feitas ao governo sobre o possível adiamento da medida que obriga a fabricação de carros com aribag e freios ABS a partir de 2014.

"Decisões como essa ocorrem por vários motivos. As empresas precisam ser flexíveis e se adaptarem às mudanças de regras."

O repórter FELIPE NÓBREGA viajou a convite da BMW

Alexandre Rezende/Folhapress
Mini Countryman, que deve começar a ser produzido no Brasil em 2015
Mini Countryman, que deve começar a ser produzido no Brasil em 2015

Endereço da página: